Banner Portal
Entre o corpo e a enunciação. O retorno à voz em Marina Lima
PDF

Palavras-chave

Voz. Enunciação. Discurso. Subjetivação.

Como Citar

SOUZA, Pedro de; PEREIRA, Felipe José Martins. Entre o corpo e a enunciação. O retorno à voz em Marina Lima. RUA, Campinas, SP, v. 20, p. 143–153, 2015. DOI: 10.20396/rua.v20i0.8638263. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638263. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

O artigo aqui proposto lança elementos para a análise do processo subjetivação de operado pela voz na enunciação cantada. A partir de duas gravações de uma mesma canção realizadas pela cantora Marina Lima, a hipótese deste estudo é demonstrar como as diferentes extensões vocais remetem a certo modo de relação do sujeito cantante com a própria voz. O procedimento analítico consiste em tomar registros sonoros e visuais apresentando o desempenho vocal da cantora lançados respectivamente em CD e em DVD. Em termos teóricos e metodológicos, o objetivo é explorar os recursos de análise acústica tomando os dados obtidos na medição dos sons da voz como parâmetros não dos sons da fala, mas como índices do funcionamento discursivo que derivam sujeito na instância das enunciações cantadas.

https://doi.org/10.20396/rua.v20i0.8638263
PDF

Referências

BARTHES, R. O obvio e o obtuso. 1ª. Ed. Lisboa, Edições 70, 1982.

DOLAR, M. Una voz y nada más. Editorial Manantial, 2007.

FOUCAULT, M. O Nascimento da Clínica. 1a.ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1977.

GROSJEAN, M. “Le jeu musical des voix dan l’interaction”. In : BADIR, S. ; PARRET, H. (Org.). Puissances de la voix: Corps sentant, corde sensible. Limoge, Presses Univertaires de Limoge, 2001, p. 71-80.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.