Espaços Linguísticos e seus desafios: convergências e divergências

  • Eni Puccinelli Orlandi Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Espaços linguísticos. Multilinguismo. Polissemia das línguas. Usuário/sujeito. Universalismo

Resumo

Refletimos, neste trabalho, sobre a relação ou as relações entre línguas na conjuntura contemporânea. Procuramos compreender que sentidos jogam nas práticas linguísticas deste ou daquele espaço linguístico e a necessidade da redefinição desses mesmos espaços. Consideramos a necessidade de se trabalhar a polissemia das línguas e as relações de uma língua á outra em seus efeitos metafóricos, derivas de sentidos, deslizamentos, de modo que as línguas, em suas relações, não se mantenham fechadas mas abertas sobre a polissemia, o que faz com que nenhuma língua permaneça imóvel, fora de suas possibilidades de mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eni Puccinelli Orlandi, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp, professora e coordenadora do mestrado em Linguagem e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí e professora colaboradora do IEL da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BRUNEL, S. 2007. “Qu ́est-ce que la mondialisation?”. IN:10 questions sur la mondialisation, Sciences Humaines, no1805, Paris

CARROUÉ, L. 2007. “Qu ́est-ce que la mondialisation?”, in 10 questions sur lamondialisation, Sciences Humaines, no1805, Paris.

CASTELO BRANCO, L. 2011. A historicidade dos sentidos de “Nação” nos discursos dos países da CPLP, Jornada de HIL, Univás, Pouso Alegre.

CERQUIGLINI, B. 2012. Documentos de Trabalho" do GT Internacional de Multilinguismo. [S.I.: s.n.]

DAUK, Elke , revista Humboldt, no 93, Alemanha.

ORLANDI, E. P. 2011. Terra à Vista, São Paulo: Cortez/Unicamp, 1990 [trad. Francesa La construction du Brésil, Paris: Harmattan, 2011].

ORLANDI, E. P. 2009. Língua Brasileira e Outras Histórias, Campinas: RG.

ORLANDI, E. P. et alii (org) 1998. L ́hiperlangue brésilienne, Langages, no130, Larousse, Paris.

ORLANDI, E. P. 2002. Língua e Conhecimento Linguístico, São Paulo, Cortez.

Publicado
2015-07-15
Como Citar
Orlandi, E. P. (2015). Espaços Linguísticos e seus desafios: convergências e divergências. RUA, 18(2), 6-18. https://doi.org/10.20396/rua.v18i2.8638282
Seção
Estudos