Resumo
Este artigo refere-se a um recorte adaptado da tese de doutorado do autor. A discussão aqui apresentada diz respeito a reflexões feitas a partir da aproximação entre Geografia e Cinema. Esse foi um diálogo que teve como principal amparo imaginativo a ideia de que a experiência de ver filmes no mundo contemporâneo é uma experiência geográfica. Assumimos, portanto, o filme como uma obra da cultura e, nesse sentido, é onde a Geografia Contemporânea entende que está a potência para uma interlocução produtiva: na força política da produção de subjetividades e formas imaginativas, ou seja, os filmes estão a nos dar marcas, maneiras, grafias, geo-grafias para explicar/entender o mundo. O percurso aqui realizado fala sobre como as imagens do filme A Vila, apontaram para a produção de uma forma de imaginar (política) o espaço a partir de alguns elementos do pensamento utópico. Ao aproximarmos essas duas formas narrativas, estamos, por assim dizer, tecendo uma geografia do filme.
Referências
ALMEIDA, Milton José de. Cinema: arte da memória. Campinas: Autores Associados. 1999.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2004.
BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado. 2005.
DIEGUES, Antônio Carlos. (Org.) [2000] Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo, Hucitec.
FIRPO, Luigi. Para uma definição da utopia. Trad. Carlos Eduardo Berriel. In: Revista Morus: Renascimento e Utopia. 2005, No 2.
MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Trad. Sergio Magalhães Santeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1972.
MORUS, Thomas. A Utopia. Trad. Pietro Nasseti. São Paulo: Martin Claret. 2004.
OLIVEIRA, Maria do Céu Diel. Imagens do Inferno: lugares da memória, palavras de Dante. 2003. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq021/arq021_03.asp. Acesso em: 12/01/2007.
OLIVEIRA JR., Wencesláo Machado. Geografias de Cinema: outras aproximações entre as imagens e sons dos filmes e os conteúdos geográficos. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS. Goiânia, Anais do VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004. p. 1-22.
OLIVEIRA JR., Wencesláo Machado. O que seriam as geografias de cinema? 2005. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/revistatxt2/wenceslao.htm Acesso em: 26/06/2006.
PAQUOT, Thierry. A Utopia: ensaio acerca do ideal. Trad. Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: DIFEL. 1999
QUEIROZ, Ivan da Silva e LACERDA, Norma. Espacialidades do Medo: uma reflexão acerca da produção do espaço e do cotidiano urbanos sob a égide do medo da violência. 2000. Disponível em: http://www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo1/e1%20311.htm Acesso em: 12/02/2007.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Trad. Rolando Roque da Silva. Edição Eletrônica. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv00014a.pdf Acesso em: 15/03/2006.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Cia das Letras. 1996.
SHYAMALAN, M. Night. A Vila. EUA. 2004
XAVIER, Ismail [Org.] A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1983.
O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.