Banner Portal
Separação e mistura: alusões utópicas e imaginação espacial no filme A Vila
PDF

Palavras-chave

Geografia. Cinema. Espaço. Utopia

Como Citar

QUEIROZ FILHO, Antônio Carlos. Separação e mistura: alusões utópicas e imaginação espacial no filme A Vila. RUA, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 26–41, 2015. DOI: 10.20396/rua.v17i2.8638323. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638323. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Este artigo refere-se a um recorte adaptado da tese de doutorado do autor. A discussão aqui apresentada diz respeito a reflexões feitas a partir da aproximação entre Geografia e Cinema. Esse foi um diálogo que teve como principal amparo imaginativo a ideia de que a experiência de ver filmes no mundo contemporâneo é uma experiência geográfica. Assumimos, portanto, o filme como uma obra da cultura e, nesse sentido, é onde a Geografia Contemporânea entende que está a potência para uma interlocução produtiva: na força política da produção de subjetividades e formas imaginativas, ou seja, os filmes estão a nos dar marcas, maneiras, grafias, geo-grafias para explicar/entender o mundo. O percurso aqui realizado fala sobre como as imagens do filme A Vila, apontaram para a produção de uma forma de imaginar (política) o espaço a partir de alguns elementos do pensamento utópico. Ao aproximarmos essas duas formas narrativas, estamos, por assim dizer, tecendo uma geografia do filme.

https://doi.org/10.20396/rua.v17i2.8638323
PDF

Referências

ALMEIDA, Milton José de. Cinema: arte da memória. Campinas: Autores Associados. 1999.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2004.

BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado. 2005.

DIEGUES, Antônio Carlos. (Org.) [2000] Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo, Hucitec.

FIRPO, Luigi. Para uma definição da utopia. Trad. Carlos Eduardo Berriel. In: Revista Morus: Renascimento e Utopia. 2005, No 2.

MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. Trad. Sergio Magalhães Santeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1972.

MORUS, Thomas. A Utopia. Trad. Pietro Nasseti. São Paulo: Martin Claret. 2004.

OLIVEIRA, Maria do Céu Diel. Imagens do Inferno: lugares da memória, palavras de Dante. 2003. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq021/arq021_03.asp. Acesso em: 12/01/2007.

OLIVEIRA JR., Wencesláo Machado. Geografias de Cinema: outras aproximações entre as imagens e sons dos filmes e os conteúdos geográficos. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS. Goiânia, Anais do VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004. p. 1-22.

OLIVEIRA JR., Wencesláo Machado. O que seriam as geografias de cinema? 2005. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/revistatxt2/wenceslao.htm Acesso em: 26/06/2006.

PAQUOT, Thierry. A Utopia: ensaio acerca do ideal. Trad. Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: DIFEL. 1999

QUEIROZ, Ivan da Silva e LACERDA, Norma. Espacialidades do Medo: uma reflexão acerca da produção do espaço e do cotidiano urbanos sob a égide do medo da violência. 2000. Disponível em: http://www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo1/e1%20311.htm Acesso em: 12/02/2007.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Trad. Rolando Roque da Silva. Edição Eletrônica. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv00014a.pdf Acesso em: 15/03/2006.

SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Cia das Letras. 1996.

SHYAMALAN, M. Night. A Vila. EUA. 2004

XAVIER, Ismail [Org.] A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1983.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.