Resumo
Este artigo propõe analisar o discurso da campanha publicitária da linha Ekos/Natura, produzida em 2009. O sentido de reciprocidade e interdependência entre classes sociais traz, entretanto, a memória de uma sociedade dividida em classes economicamente opostas. Na perspectiva da Análise de Discurso, pretendeu-se tornar explícito o funcionamento dessa memória discursiva que, na produção do novo, contém o repetível, o conhecido e, no discurso dominante, traz o equívoco e a falha.
Referências
GADET, F. e HAK, T. 1990. Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp.
MARX, Karl. 2003. O capital. Crítica da economia política. O processo de produção do capital. Vol 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 21a ed.
ORLANDI, Eni. P. 1996 A linguagem e seu funcionamento. As formas do discurso. Campinas: Pontes.
ORLANDI, Eni. P. 1997. As formas do silêncio. No movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 4a ed.
ORLANDI, Eni. P. 1998. Interpretação. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes.
ORLANDI, Eni. P. 1999. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. Campinas: Pontes.
ORLANDI, Eni. P. 2001 Discurso e texto. Formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes.
PÊCHEUX, Michel. 1988. Semântica e Discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp.
WALDMAN, Maurício. 1998. Ecologia e lutas sociais no Brasil. São Paulo: Contexto.
O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.