Cidades de vidro: das galerias de vidro parisienses às galerias das câmeras de vigilância

Autores

  • Eliana de Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v16i2.8638821

Palavras-chave:

Espaços público e privado. Câmeras de vigilância. Imagens. Televisão

Resumo

Esse artigo compara as galerias de vidro parisienses, analisadas por W. Benjamim, com as novas galerias constituídas, atualmente, pelas câmeras de vigilância nos espaços públicos das cidades contemporâneas. Tem como questão central as imagens captadas pelas câmeras nos espaços público e privado e suas inserções nos programas jornalísticos da TV.

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Biografia do Autor

Eliana de Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora pela Eco - Escola de Comunicação da UFRJ. Professora da UNESA

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Publicado

2015-07-17

Como Citar

MONTEIRO, E. de. Cidades de vidro: das galerias de vidro parisienses às galerias das câmeras de vigilância. RUA, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 99–110, 2015. DOI: 10.20396/rua.v16i2.8638821. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638821. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Estudos