Michel Foucault: o trajeto da voz na ordem do discurso

Autores

  • Marcos Aurélio Barbai Universidade Estadual de Campinas
  • Fabiana Claudia Viana Borges Centro Univ. Moura Lacerda Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v16i1.8638847

Palavras-chave:

Michel Foucault – Resenha. Linguística – Resenha. Linguagem – Filosofia - Resenha. Linguagem e história - Resenha

Resumo

SOUZA, Pedro de. Michel Foucault: o trajeto da voz na ordem do discurso. Campinas, SP: Editora RG, 2009. 118 p. ISBN 9788561622091 (broch.).

Michel Foucault: o trajeto da voz na ordem do discurso é o mais recente livro publicado por Pedro de Souza, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, marcando sua importante e fecunda trajetória intelectual. Este trabalho, original e singular, um texto de investigação, pesquisa e de uma reflexão criteriosa, cuidadosa e crítica, oferece ao universo dos leitores ao qual se dirige, um lugar para pensar na voz “como realidade acústica independente de qualquer sistematicidade lingüística e semântica”, materializada no fazer autoral, na voz e na escrita de Michel Foucault.  É partindo da premissa de que “ouvir Foucault não é como ler seus livros” (p. 41) que o autor não só pôde encontrar a voz na construção do sujeito e da linguagem como também ler Foucault, no corpo da escrita, atravessado pela voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Barbai, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Letras e Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Cursou o mestrado e o doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas, com estágio de doutoramento na Université de la Sorbonne Nouvelle ? Paris III. É pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeub/Nudecri/Unicamp), desde 2010. Atua na área de análise de discurso, com interesse em questões de segurança, criminalidade, mobilidade do sujeito no espaço, corpo e subjetividade, e psicanálise. Integra os grupos de pesquisa "A Casa e a Rua", "Sujeito, corpo e sentido" Compõe, ainda, o projeto e-Urbano trabalhando com as questões do crime no mundo digital. É executor do Convênio Nacional de Pesquisa Labeurb/Unicamp/Univás "Discurso e Psicanálise: a-versão do sentido". Desenvolve a pesquisa "Cidade e Segurança Pública", estudando as políticas públicas de segurança, a formação da polícia e as questões de vigilância e monitoramento urbano.

Fabiana Claudia Viana Borges, Centro Univ. Moura Lacerda Ribeirão Preto

É doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Linguística pela mesma instituição e graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora de Linguística no curso de Letras no Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto. 

Referências

BECKETT, S. O Inominável. Trad. Ana Helena Souza. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2009.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura Sampaio, São Paulo: Loyola, 1998.

SOUZA, Pedro de. Michel Foucault: o trajeto da voz na ordem do discurso. Campinas, SP: Editora RG, 2009. 118 p. ISBN 9788561622091 (broch.).

Downloads

Publicado

2015-07-20

Como Citar

BARBAI, M. A.; BORGES, F. C. V. Michel Foucault: o trajeto da voz na ordem do discurso. RUA, Campinas, SP, v. 16, n. 1, 2015. DOI: 10.20396/rua.v16i1.8638847. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638847. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Resenhas