Resumo
Pretende-se analisar a forma como acontecimentos históricos da década de 1970, especialmente do contexto da Guerra Fria, foram retratados em três filmes de terror dessa época: O Exorcista, O Massacre da Serra Elétrica e Alien, o Oitavo Passageiro. Através destes filmes, uma série de temores e aflições da sociedade foi expressa nas telas por meio de alegorias e/ou referências, nem sempre intencionais.Referências
AUMONT, J. A quoi pensent les films.Paris: Séguier, 1996.
BEYLIE, C. As obras-primas do cinema.São Paulo: Martins Fontes, 1991.
BLATTY, W. P. O exorcista.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1972.
BORDWELL, D. El significado del filme. Inferencia y retórica en la interpretación cinematográfica.Barcelona: Paidós, 1995.
CREED, B. The monstruous-feminine. Film, feminism, psychoanalysis.Londres: Routledge.1993.
DIAS Junior, J. A.; ROUBICEK, R. Guerra Fria - A era do medo.Rio de Janeiro: Ática, 1999.
FARIA, R. M.; MIRANDA, M. L. Da Guerra Fria à Nova Ordem Mundial.São Paulo: Contexto, 2003.
FELICI, J. M.; TARÍN, F. J. G. (editores). Metodologías de análisis del film.Madri: Édipo, 2007.
FIELD, S. Quatro roteiros.Rio de Janeiro: Objetiva, 1994.
GARDIES, A. Le récit filmique.Paris: Hachette, 1993.
KING, S. Dança macabra.Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
LE FANU, J. S. Carmilla – Morrer de prazer, seguido de Chá verde.São Paulo: Brasiliense, 1985.
MAGNOLI, D. Da Guerra Fria à détente: política internacional contemporânea.Campinas: Papirus, 1988.
McINTEE, D. Beautiful monsters: the unofficial and unauthorised guide to the Alien and Predator films.Surrey: Telos, 2005.
PETTA, N. L. DE. História - Uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 1999.
SARAIVA, L.; CANNITO, N. Manual de roteiro.São Paulo: Conrad, 2004.
STOKER, B. Drácula.Porto Alegre: L&PM, 2008.
UNDERWOOD, T.; MILLER, C. Dissecando Stephen King.Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica.Campinas: Papirus, 1994.
VIRILIO, P. Guerra e cinema.São Paulo: Boitempo, 2005.
WELLS, H. G. A Guerra dos Mundos.Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.
O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.