Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir acerca do discurso da Sociedade da Informação e do Conhecimento − relacionada às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) − a partir do modo como ela é significada pelo efeito metafórico que observamos nas formulações “sociedade do conhecimento” e “sociedade da informação”. A partir da análise desse efeito metafórico, buscamos compreender como a sociedade contemporânea é determinada ideologicamente pelos sentidos da informação como conhecimento.
Referências
CASSIN, B. Googléame: La segunda misión de los Estados Unidos. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, Biblioteca Nacional, 2008.
ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas-SP: Pontes, 2001, p. 185-202
ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998.
PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In: ACHARD, P. et al. (org.). Papel da memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999, p. 49-57.
SCOTTA, L. Da enciclopédia enquanto um círculo que se fecha à wikipédia enquanto uma rede que se abre: um gesto interpretativo. Dissertação de Mestrado. PPGL/Letras. Santa Maria-RS; 2008.
SCHERER, A.. As inquietudes discursivas de um orientador. In: BRUM DE PAULA, M. et al. (orgs.). Corpus: análise de dados e cultura acadêmica. Revista Letras, n. 21, PPGL/UFSM, 2002.
O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.