Banner Portal
Linguagens perdidas de divulgação científica: simulacros e artesanatos
PDF

Palavras-chave

Divulgação científica. Experimentação educativa. Novas tecnologias de linguagem

Como Citar

SCHULZ, Peter A. Linguagens perdidas de divulgação científica: simulacros e artesanatos. RUA, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 48–56, 2015. DOI: 10.20396/rua.v15i2.8638856. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638856. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo propõe um resgate da história de uma prática que foi paulatinamente sendo suplantada pelas novas tecnologias de linguagem em divulgação científica. É um manifesto em forma de crônica, um registro, para propor uma reavaliação dos kits de experimentação científica, que alcançaram talvez o auge de sua popularidade nos anos 70 do século passado.

https://doi.org/10.20396/rua.v15i2.8638856
PDF

Referências

DA SILVA, H. C. “O que é divulgação científica?”. In: Ciência e Ensino. Vol.1(1), dezembro 2006, p. 53-59.

GOUVEIA, M. S. F. Ensino de Ciências e Educação Continuada de Professores: algumas considerações históricas. In: Educação e Filosofia 17(1) 227-257 jan./jun. 1995

MURIELLO S.; CONTIER, D.; KNOBEL, M.; TAVES, S. J. O nascimento do Museu de Ciências da Unicamp, um Novo Espaço para a Cultura Científica. In: VOGT, C. (org.), Cultura Científica: desafios, Edusp/FAPESP, 2006, p. 198-228.

PEREIRA, M. H. F. A trajetória da Abril Cultural (1968-1982). In: Em questão. Porto Alegre 11(2), p. 239-258 jul./dez. 2005.

RAW, I. Entrevista para a Pesquisa FAPESP, edição impressa 113, julho de 2005. http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=2860&bd=1&pg=1

SCHULZ, P. A encruzilhada da nanotecnologia – inovação, tecnologia e riscos. Editora Vieira e lent, Rio de janeiro, 2009.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.