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Sujeitos e sentidos no espaço urbano: o escrito “dá o ar da sua graça”
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Palavras-chave

Sujeito. Discurso. Interpretação. Sentido. Cidade

Como Citar

PÉRIGO, Aline Torrizella; JACOPINI, Juliano Ricci; LEMES, Noemi; PACÍFICO, Soraya Maria Romano; ROMÃO, Lucília Maria Sousa. Sujeitos e sentidos no espaço urbano: o escrito “dá o ar da sua graça”. RUA, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 90–107, 2015. DOI: 10.20396/rua.v15i1.8638874. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638874. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de ‘matriz’ francesa, este artigo pretende analisar como determinados sujeitos, inseridos no espaço urbano de Ribeirão Preto-SP, interpretam a propaganda de um sorvete da rede McDonald’s que está espalhada em diversos pontos da cidade em outdoors, em cartazes e faixas. Procuramos especular como os vestígios daquilo que é chamado de interpretação, na escola, sustenta a construção dos sentidos do/pelo sujeito urbano, em meio a tantos escritos que circulam a cidade e reclamam movimentos de interpretação, e de que maneira isso pode definir na constituição do sujeito urbano. Para o corpus de análise desse artigo, fizemos um recorte selecionando dois pontos da cidade em que encontramos a referida propaganda, a saber: a rodoviária de Ribeirão Preto e um shopping-center da mesma cidade.

https://doi.org/10.20396/rua.v15i1.8638874
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