Sujeitos e sentidos no espaço urbano: o escrito “dá o ar da sua graça”

Autores

  • Aline Torrizella Périgo Universidade de São Paulo
  • Juliano Ricci Jacopini Universidade de São Paulo
  • Noemi Lemes Universidade de São Paulo
  • Soraya Maria Romano Pacífico Universidade de São Paulo
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v15i1.8638874

Palavras-chave:

Sujeito. Discurso. Interpretação. Sentido. Cidade

Resumo

Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de ‘matriz’ francesa, este artigo pretende analisar como determinados sujeitos, inseridos no espaço urbano de Ribeirão Preto-SP, interpretam a propaganda de um sorvete da rede McDonald’s que está espalhada em diversos pontos da cidade em outdoors, em cartazes e faixas. Procuramos especular como os vestígios daquilo que é chamado de interpretação, na escola, sustenta a construção dos sentidos do/pelo sujeito urbano, em meio a tantos escritos que circulam a cidade e reclamam movimentos de interpretação, e de que maneira isso pode definir na constituição do sujeito urbano. Para o corpus de análise desse artigo, fizemos um recorte selecionando dois pontos da cidade em que encontramos a referida propaganda, a saber: a rodoviária de Ribeirão Preto e um shopping-center da mesma cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Torrizella Périgo, Universidade de São Paulo

Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Juliano Ricci Jacopini, Universidade de São Paulo

Aluno do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Noemi Lemes, Universidade de São Paulo

Aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

Docente do Curso de Graduação em Pedagogia e da Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo

Docente do Curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Profa. Dra. colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

GARCIA, R. L. (org.) Novos olhares sobre a alfabetização. 3a ed., São Paulo: Cortez, p. 11-28, 2008.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 4a. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ORLANDI, E.P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4a. ed. Campinas- SP: Pontes, 1996a.

ORLANDI, E.P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis-RJ, Vozes, 1996b.

ORLANDI, E.P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1997.

ORLANDI, E.P. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas-SP: Pontes, 2001.

PACÍFICO, S.M.R. Argumentação e autoria; o silenciamento do dizer. Tese de doutorado. FFCLRP-USP. Ribeirão Preto-SP, 2002.

PACÍFICO, S.M.R.; ROMÃO, L.M.S. Da cartilha ao e-mail e à peça publicitária: os portadores de texto marcando a inclusão/exclusão do sujeito na escrita. In: Revista Linguagem em Discurso. Universidade do Sul de Santa Catarina. V. 7, no 2, mai/ago 2007, p. 313-325.

PÊCHEUX, M. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. In: GADET, F; HAK, T.(orgs.). Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1993.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. (trad. Eni Orlandi et al.) Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1995.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: Papel da memória. Campinas-SP: Pontes, 1999, p. 49-56.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E.P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1997.

ROSA, G. Famigerado. In: ROSA, G. Primeiras estórias. 27a ed., Rio de Janeiro-RJ: Nova Fronteira, 1988, p. 15.

Downloads

Publicado

2015-07-22

Como Citar

PÉRIGO, A. T.; JACOPINI, J. R.; LEMES, N.; PACÍFICO, S. M. R.; ROMÃO, L. M. S. Sujeitos e sentidos no espaço urbano: o escrito “dá o ar da sua graça”. RUA, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 90–107, 2015. DOI: 10.20396/rua.v15i1.8638874. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638874. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Estudos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)