Banner Portal
Mídia e espaço público
PDF

Palavras-chave

Mídia. Cidades. Poluição visual

Como Citar

CARROZZA, Guilherme. Mídia e espaço público. RUA, Campinas, SP, v. 14, n. 1, 2015. DOI: 10.20396/rua.v14i1.8638885. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638885. Acesso em: 2 nov. 2024.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre os sentidos produzidos pela publicidade no espaço público. Para isso, tomamos como objetos de análise a distribuição de folhetos impressos nas ruas e a instalação de placas e outdoors remetidos, principalmente, à cidade de São Paulo, onde passou a vigorar a Lei Cidade Limpa, proposta como uma forma de “sanear visualmente” a cidade. Nosso objetivo é tentar compreender que discursos sustentam a relação direta que se faz entre publicidade e poluição visual.

https://doi.org/10.20396/rua.v14i1.8638885
PDF

Referências

GOMES, P. G. Tópicos de teoria da comunicação. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2001.

GUIMARÃES, E.; ORLANDI, E. [orgs.]. Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas, SP: Pontes, 2006.

HENRY, P.(1997). A história não existe? In; ORLANDI, E. (org.) Gestos de leitura: da história no discurso. 2 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

INDURSKY, F.; FERREIRA, M. C. L. (orgs.) Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre, RS: Sagra Luzzatto, 1999.

LEWKOWICS et al. Del fragmento a la situación, Buenos Aires, ARG: Altamira, 2003.

MARIANI, B. (org.) A escrita e os escritos: reflexões em análise do discurso e em psicanálise. São Carlos, Clara Luz, 2006.

NUNES, J. H. Dicionários no Brasil: análise e história. Campinas, SP: Pontes; São Paulo, Fapesp; São José do Rio Preto, SP, Faperp, 2006.

ORLANDI, E. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. (org.) Cidade atravessada: os sentidos públicos no espaço urbano. Campinas, SP: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. Cidade dos Sentidos. Campinas, SP, Pontes, 2004.

ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 2004.

PAYER, M. O. Linguagem e Sociedade Contemporânea: sujeito, mídia, mercado. In: RUA n.11. Campinas, SP: Nudecri, 2005.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1988.

SANT’ANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7 ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.