Literatura, modernidade e história

Autores

  • Edgar Salvadori de Decca Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v1i1.8638912

Palavras-chave:

Literatura. História. Modernidade

Resumo

O tema deste artigo é a relação entre a literatura e a história. Para abordá-lo, faremos uso, principalmente, de um certo gênero literário produzido com maestria pelos ingleses, o romace de aventuras, que engendrou e esmiuçou os personagens mais significativos do imperialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Salvadori de Decca, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador Nivel 1B do CNPq, concluiu o doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1979. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Campinas e Vice-Reitor da UNICAMP no período de 2009 a 2013. Também é membro de conselho consultivo da inúmeras revistas nacionais. e do Conselho Diretivo do Instituto de Estudos Brasil-Europa(IBE) e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo desde 2012. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens, dentre elas a Catedra Brasil-Portugal Telecom no Insituto de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisbora(ISCTE). Atualmente participa de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de História, com ênfase em Teoria da HIstória, Historiografia, História Moderna e Contemporânea e História do Brasil República. Em suas atividades profissionais interagiu com 77 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Historia, historiografia, literatura, Classe Operaria, Memoria Historica, Historia do Brasil, Teoria e Filosofia da Historia e Memoria.

Downloads

Publicado

2005-06-10

Como Citar

DECCA, E. S. de. Literatura, modernidade e história. RUA, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 7–35, 2005. DOI: 10.20396/rua.v1i1.8638912. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638912. Acesso em: 30 nov. 2020.

Edição

Seção

Estudos