Banner Portal
Invadir, aconselhar e governar... a cidade da América Latina
PDF

Palavras-chave

Estudos urbanos

Como Citar

HENRY, Etienne; SACHS-JEANTET, Céline. Invadir, aconselhar e governar... a cidade da América Latina. RUA, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 9–61, 2015. DOI: 10.20396/rua.v2i1.8640607. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640607. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Hoje chega-se facilmente à cidade: tornou-se uma passagem indispensável em nossas sociedades. No entanto, há regiões onde se deve produzir a cidade, antes mesmo de transpor seus muros, isso no sentido mais físico de um ato fundador, como o ato metafórico da inovação de realidades sociais. Executam-se, então, práticas de transgressão e de inovação onde se combinam a ação e o projeto. Tal relação entre o neo-citadino e as idéias que o movem diz respeito tanto à visão quanto ao olhar, à passagem quanto ao passante, tanto ao urbanizado quanto ao urvabnizador. Assim, o discurso sobre a cidade de apreensão dos fenômenos urbanos. Para compreender o motor dessa ação, a metonímia se impõe, não somente como procedimento literário de exposição, mas também em diversos níveis de elucidação do conteúdo da relação casual, analógica, formal ou ainda referencial, entre os conceitos e objetivos assim relacionados.
https://doi.org/10.20396/rua.v2i1.8640607
PDF

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.