Banner Portal
A entrevista como acontecimento interacional: abordagem linguística e conversacional
PDF

Palavras-chave

Entrevista. Linguagem. Ciências Sociais. Atividade interacional

Como Citar

MONDADA, Lorenza. A entrevista como acontecimento interacional: abordagem linguística e conversacional. RUA, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 59–86, 2015. DOI: 10.20396/rua.v3i1.8640619. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640619. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A entrevista é um técnica de coleta de dados amplamente praticada em ciências sociais, que se apóia sobre uma concepção referencial da linguagem, concebida como veículo mais ou menos transparente de informações. Este artigo propõe, ao contrário, uma concepção intersubjutiva e praxeológica da linguagem, que permite ver a entrevista como uma atividade interacional no curso da qual o pesquisador e seu informante produzem coletivamente descrições contextuais, constroem posições enunciativas, negociam modos de compreensão. O que está em jogo nesta reflexão é ao mesmo tempo uma explicação de pressupostos teóricos, um olhar analítico sobre as atividades práticas dos pesquisadores e uma proposição de instrumentos linguísticos e conversacionais para a análise da entrevista.
https://doi.org/10.20396/rua.v3i1.8640619
PDF

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.