A constituição de um discurso fundador: o prefácio de Casa Grande e Senzala

Autores

  • Vanise Gomes de Medeiros Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v7i1.8640723

Palavras-chave:

Discurso fundador. Memórias. Casa Grande e Senzala

Resumo

Vários são os acontecimentos, as histórias, as lendas, os enunciados que constituem as memórias e as identidades de um país se articulam como discursos fundadores. Com este trabalho pretendemos analisar o funcionamento de um certo discurso fundador - o prefácio de Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre -. recuperando e discutindo algumas das marcas que o configuram. Objetivamos também refletir sobre a sua relação com os discursos que o rodeiam e sobre o lugar em que se insere na constituição de falas fundantes sobre o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanise Gomes de Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Graduação e mestrado em Letras pela PUC-Rio, doutorado em Letras pela UFF, doutorado-sanduíche pela Université Sorbonne Nouvelle III, França com bolsa CNPq, e pós-doutorado também na Université Sorbonne Nouvelle III, com bolsa da CAPES. Foi professora da PUC-Rio de 1992 a 2003. Foi professora da graduação e da pós-graduação da UERJ, de 2003 a 2009, e coordenadora do mestrado na área de Língua Portuguesa. Desde 2009 é professora adjunta da UFF, com dedicação exclusiva, dando aulas, na graduação e na pós-graduação, e orientando alunos (em iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado). Bolsista Produtividade CNPq (nível 2) e Jovem Cientista do Estado (JCNe-FAPERJ). Lançou livros em parceria com Bethania Mariani, Lucília Sousa e Silmara Dela Silva; organizou revistas com Del Carmem, Bethania Mariani e Verli Petri. Integra e coordena, com Bethania Mariani e Silmara Dela Silva, o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da UFF, com parcerias com os laboratórios Corpus (UFSM) e EL@ DIS (USP-Ribeirão Preto). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nas seguintes áreas: Análise de Discurso e História das Idéias Linguísticas.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

MEDEIROS, V. G. de. A constituição de um discurso fundador: o prefácio de Casa Grande e Senzala. RUA, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 107–126, 2015. DOI: 10.20396/rua.v7i1.8640723. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640723. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Estudos