Etnografia de rua: estudo de antropologia urbana

Autores

  • Ana Luiza Carvalho da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Su
  • Cornelia Eckert Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v9i1.8640752

Palavras-chave:

Meio urbano. Interações sociais. Etnografia de rua.

Resumo

O artigo descreve um estudo antropólogico baseado em narrativas etnográficas e poéticas visuais no meio urbano de Porto Alegre e Paris (Brasil/França) a partir da técnica de etnográfia de rua, que vícula a utilização de instrumentos audiovisuais na pesquisa de campo (câmera fotográfica e vídeo). Objetiva-se investigar a dinâmica das interações e representações sociais na da cidade sob a perspectiva de suas formas de vida social visando a um repertório mais amplo das formas de socibilidade no meio urbano e suas variações culturais. Propõe-se o exercício de etnografia de rua como forma de conceber as tranformações dos territórios da vida urbana local investigando sobre a memória coletiva e a estética urbana nas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Carvalho da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Su

Bacharelado em Ciências Sociais - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Antropologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (orientação Gilberto Velho), Doutorado pela Universidade René Descartes, Paris V, Sorbone (orientação Michel Maffesoli), Pós-doutorado em Antropologia sonora e visual, Universidade Denis Diderot, Paris VII (orientação Jean Arlaud)/Bolsa CNPq. Antropóloga do Laboratório de Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS e professora adjunta da Universidade FEEVALE. Estágio Senior/ESN no Instituto Latino-americano/Universidade Livre de Berlim/Alemanha, Bolsa CAPES. Estágio Senior/ESN no Centro Naville/Universidade Evry d' Essay/França/Bolsa CAPES. Atua na área de produção de documentários etnográficos, tendo obtido inúmeros prêmios: Prêmio Pierre Verger/1998, Associação Brasileira de Antropologia; Prêmio I MOVE - Melhor vídeo etnográfico - Categoria Expressão Cultural/2010, UFG; Prêmio Manuel Diégues Junior, incentivo à pesquisa/2008, Museu do Folclore; Troféu Xanduca de Angico, Prêmio pela Produção Conjunta de Filmes: Banco de Imagens e Efeitos Visuais/2005, UFAL. 

Cornelia Eckert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Bacharelado em História (1981) e em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado PPGAS IFCH UFRGS (1985), doutorado em Antropologia Social - Paris V - Sorbonne, Université Renne Descartes (1991). Realizou programa de pós-doutorado em Antropologia Sonora e Visual, Paris VII (2001) e realizou programa de pós-doutorado no Institute for Latin American Studies na Freie Universität Berlin, Alemanha em 2013 . Professora Titular do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Linhas de pesquisa antropologia visual e imagem, antropologia urbana, antropologia e meio ambiente. Coordenadora do BIEV portal www.biev.ufrgs.br e do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL). É pesquisadora do NUPECS (PPGAS UFRGS) do CEPED (UFRGS). Edita a Revista Eletrônica Iluminuras, participa da Comissão Editorial Executiva Revista Horizontes Antropológicos e da Revista do Núcleo Interdisciplinar sobre Estudos do Envelhecimento/UFRGS. 

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

ROCHA, A. L. C. da; ECKERT, C. Etnografia de rua: estudo de antropologia urbana. RUA, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 101–127, 2015. DOI: 10.20396/rua.v9i1.8640752. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640752. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Estudos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)