Discurso jornalístico, leitura e educação

Autores

  • Renata Marcelle Lara Pimentel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v9i1.8640753

Palavras-chave:

Discurso jornalístico. Leitura discursiva. Jornalismo de massa. Análise dos discurso

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa de mestrado que analisa o discuro jornalístico impresso de massa na perspectiva da leitura discursiva. Tendo como referencial teórico a Análise de Discurso da Escola Francesa, representada pelo filósofo Michel P~echeux, investigamos, mediante o uso dos dispositivos teóricos e analíticos, que tipo de leitura do jornal é possível ser feita, na posição de leitores, consideradas as condições de produção desse material. Também observamos qual a crítica possível nessa mesma posição-leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Marcelle Lara Pimentel, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2008). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1998). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996). Professora Adjunta C do Departamento de Fundamentos da Educação, Área de Metodologia e Técnica de Pesquisa, da Universidade Estadual de Maringá, e Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM. Líder do GPDISCMÌDIA/UEM - Grupo de Pesquisa em Discursividade, Cultura, Mídia e Arte. Membro do Gepomi/UEM - Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos e do Grupo de Pesquisa "O discurso nas fronteiras do social: diferentes materialidades significantes" (Unicamp). Tem experiência no campo teórico e metodológico de investigações em Análise de Discurso e Comunicação. As pesquisas acadêmicas estão norteadas, principalmente, pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), transitando pelos estudos da cultura. Os temas investigados envolvem mídia e discursos midiáticos, discursividades institucionais e urbanas, sujeito, sentido e ideologia, ritual, identidade, arte e cultura (do) popular. Linhas de pesquisa em que atua: Análise de Discurso; Análises de Processos e Temáticas Textuais e Discursivas nas Mídias; Língua, Sujeito e História.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

PIMENTEL, R. M. L. Discurso jornalístico, leitura e educação. RUA, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 129–148, 2015. DOI: 10.20396/rua.v9i1.8640753. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640753. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Estudos