(In)visibilidades urbanas: a reinvenção do Largo da Carioca ao longo de quatro séculos

Autores

  • Maria da Graça Cassano Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v10i1.8640764

Palavras-chave:

Largo da Carioca. Cenário carioca. Imagens.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo considerar os processos de produção de sentido no Largo da Carioca e, assim, refletir teoricamente sobre os modos como o largo é representado na obra de Carlos Augusto Nunes Pereira, o Guta, e como vem sendo discursivisado ao longo dos séculos. Em nossa proposta de análise, descartamos a descrição, a tradução em palavras das diferentes imagens do largo. Importa-nos apreender o que configura esse expressivo cenário carioca não como dado em suas evidências, mas como fato em sua materialidade histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Cassano, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (português- alemão e literaturas), mestrado em Letras (subárea: Língua Portuguesa) e doutorado em Letras (subárea: Estudos Linguísticos) ambos pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como professora adjunta no curso de Letras do Centro Universitário Augusto Motta e de cursos de pós-graduação em Língua Portuguesa. Integra eventualmente o quadro de professores conteudistas de extensão da Fundação Cecierj em cursos de formação continuada a distância, destinados a professores do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro . Faz parte de grupos de pesquisa em projetos desenvolvidos na UFF e UFRJ, Coordenou o projeto "Orientação de letrament(s) e construção de percursos de leitura de jovens e adultos nos Ensinos Fundamental e Médio: o protagonismo do sujeito-leitor na constituição dos sentidos", aprovado pela CAPES no âmbito do Edital nº 038/2010 - CAPES/INEP - Programa Observatório da Educação. São temas de seu interesse:: práticas de leitura - interpretação - discurso - autoria - ensino de língua materna - ensino a distância - ensino de português como segunda língua.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

CASSANO, M. da G. (In)visibilidades urbanas: a reinvenção do Largo da Carioca ao longo de quatro séculos. RUA, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 37–51, 2015. DOI: 10.20396/rua.v10i1.8640764. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640764. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Estudos