Corpo: empírico e imaginário

Autores

  • Eliana Lucia Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v10i1.8640765

Palavras-chave:

Corpo humano. Expressão corporal. Coreografias. Danças artísticas

Resumo

O trabalho aqui desenvolvido focaliza processos discursivos de subjetivação, que mostram indícios da quebra de estereótipos dos corpos que são autorizados para movimentar-se através de gestos corporais materializados pelas coreografias de danças artísticas. Isto só foi possível porque a filosofia da dança moderna foi, ao longo da trajetória histórica da dança, modificada. Novas linhas e influências, aos poucos, foram se instaurando e trazendo significativas informações, contribuições técnicas, teóricas e criativas para a fundamentação do movimento em corpos múltiplos. A partir da dança moderna ocorreram novos mapeamentos espaço-temporas para explorar a materialidade do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Lucia Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorado em Avaliação educacional do Ensino a distância pela Universidade Nacional do Ensino a distância - UNED-Espanha (2012), financiado pela Fundacion Carolina, e em Linguística com ênfase em Análise de discurso pela UNICAMP (2008). Doutorado e mestrado em Educação Física pela UNICAMP (2003, 1998) homologado pelo Ministério de Educação de Madri , sob o número 91.398.6031 (2013)., especialização em Construtivismo pela UFU (1994), Aperfeiçoamento em Música pelo Conservatório Estadual de Uberlândia , e em Educação Física Adaptada pela UFU (1993), graduação em Licenciatura em Educação Física pela UFU (1992). É professora efetiva Associada do Depto. de Fundamentos da Faculdade de Educação Física (UFJF), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF , atuou como docente do programa de pós-graduacao UFJF\UFV, no período de 2009 a 2013. Atualmente é Coordenadora-Geral da Política Pedagógica da Educação Especial na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC. Desde 2009 é Coordenadora de acessibilidade da CAEFI/UFJF. Também é coordenadora geral dos cursos graduação e especialização a distância do Curso de Educação Física FAEFID-UFJF-UAB, e coordenadora do curso de Aperfeiçoamento da Rede de Formação continuada FAEFID-SECADI-MEC. Atuou ainda como Coordenadora Adjunta da UAB e Coordenadora acadêmica do CEAD\UFJF. É professora Líder do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância - NGIME/UFJF, coordenadora cientifica da Asociación Latinoamaricana de Ciências del Deporte, Educación Física y Danza (ALCIDED); representante do Brasil junto a International Association of Physical Education and Sport for Girls and Women (IAPESGW) ; representante da International Council of Sport Science and Phisycal Education (ICSSPE). 

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

FERREIRA, E. L. Corpo: empírico e imaginário. RUA, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 53–64, 2015. DOI: 10.20396/rua.v10i1.8640765. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640765. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Estudos