Linguagem e sociedade contemporânea - sujeito, mídia, mercado

  • Maria Onice Payer Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Linguagem. Sociedade. Mídia. Mercado

Resumo

A teoria do discurso considera que os discursos, materializados em textos que circulam nas práticas sociais, desempenham um papel fundamental na constituição do sujeito e da sociedade. Nesta perspectiva, este artigo propõe compreender a Mídia como o Texto fundamental do Mercado: um grande e disperso texto pelo qual o sujeito é constituição do sujeito em face da Instituição Religiosa na Idade Média e o Texto Jurídico (Constituição, Leis) foi  base para a constituição do sujeito junto ao funcionamento do Estado na Modernidade. São analisados assim, com algum detalhamento, os processos de constituição do sujeito na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Maria Onice Payer, Universidade do Vale do Sapucaí
Possui Graduação em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (FAFIC, ES); Mestrado em Linguística pela UNICAMP e Doutorado em Lingüística UNICAMP. É professora titular na UNIVAS (Universidade do Vale do Sapucaí), Pouso Alegre, MG. Atuou no Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da UNICAMP e foi Professora Visitante e Docente Credendiada no Departamento de letras Modernas da USP/SP. Ensina e orienta pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Univas (CAPES/MEC); em cursos de Pós-graduação Lato Sensu e na Graduação. Exerceu nesta Universidade o cargo de Coordenadora de Pesquisa da Área de Ciências Humanas e participa de funções administrativas diversas e conselhos diversos. É assessora da FAPEMIG, da CAPES e da FAPESP, Parecerista da Editora da UNB e da EDUPF; Membro de Conselhos Editoriais de Periódicos da Área (Cadernos de Estudos Linguísticos do IEL/UNICAMP, Revista Rua, Revista Veredas, Revista Entremeios) e avaliadora dissertações, teses e livre-docências e parecerista Ad Hoc em diversas Universidades Brasileiras (UNICAMP, USP, UNESP, UFRGS, UFMG, UFU, UFSM, PUC/SP, UNEMAT, entre outras). Foi Coordenadora Geral do GT de Análise de Discurso da ANPOLL, onde atualmente co-coordena a línha de pesquisa de Subjetivação e Processos de Identificação. É membro regular de Associações de Pesquisa nacionais. Publicou os livros 'Memória da Língua. Imigração e Nacionalidade' (Ed. Escuta) e 'Educação Popular e Linguagem' (2a. ed. Ed. Unicamp), resultantes de suas pesquisas de pós-graduação, além de muitos capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e anais de congressos da área. É lider de pesquisa no Diretório do CNPq, com o GP Práticas de Linguagem, Memória e Processos de Subjetivação. Tem interesse na relação de identificação sujeito/Língua(s) pesquisando sobre memória discursiva e língua em contextos de imigração e a relação com a(s) língua(s) no Ensino - alfabetização, leitura e escrita - focalizando os processos e modos de subjetivação na sociedade contemporânea. Faz também formação em Psicanálise. 
Publicado
2015-10-07
Como Citar
Payer, M. O. (2015). Linguagem e sociedade contemporânea - sujeito, mídia, mercado. RUA, 11(1), 9-25. https://doi.org/10.20396/rua.v11i1.8640774
Seção
Estudos

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