Mídia e política: entrecruzamentos discursivos

Autores

  • Carmen Zink Bolognini Universidade Estadual de Campinas
  • Cristiane Maria Megid Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v13i1.8640812

Palavras-chave:

Notícia. Mídia. Jornal e Telejornal. Editores

Resumo

Apresentamos, nesse texto, a análise contrastiva de notícias publicadas em dois jornais (O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo) e divulgadas em dois telejornais (Jornal Nacional e Jornal da Record). O objetivo é demonstrar que pequenas diferenças na materialidade do discurso produzem efeitos de sentidos diferentes, e indicam posições ideológicas diferentes dos editores perante o fato noticiado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Zink Bolognini, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi aprovada como Livre Docente em concurso realizado em 2008. Atualmente é professora aposentada do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, interpretação, relações entre sujeitos e instituições, a partir do quadro teórico da Análise de Discurso materialista.

Cristiane Maria Megid, Universidade Estadual de Campinas

É formada em Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Campinas. Durante sua graduação, desenvolveu dois projetos de Iniciação Científica sob orientação da profa. Dra. Carmen Zink Bolognini, ambos interessados na descrição dos funcionamentos ideológicos da mídia jornalística brasileira. O primeiro deles, intitulado "As questões sociais no governo Lula: uma análise dos discursos da Folha de S. Paulo e do O Estado de S. Paulo" (2003-2004, com financiamento do CNPq), investigou os posicionamentos dos dois referidos jornais em relação às questões sociais no governo Lula que, no momento, iniciava seu primeiro mandato. O segundo projeto deu continuidade ao primeiro, com o título "As questões sociais no governo Lula: uma análise contrastiva dos telejornais Jornal Nacional e Jornal da Record (2004-2005, com financiamento da FAPESP). Manteve-se, portanto, a temática das reportagens do corpus, mas a composição de discursos televisivos possibilitou a análise de questões mais amplas, especialmente pela importância da linguagem não-verbal na constituição de tais discursos.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

BOLOGNINI, C. Z.; MEGID, C. M. Mídia e política: entrecruzamentos discursivos. RUA, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 21–40, 2015. DOI: 10.20396/rua.v13i1.8640812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640812. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Estudos