Linguagem e educação social: a relação sujeito, indivíduo e pessoa

Autores

  • Eni Puccinelli Orlandi Laboratório de Estudos Urbanos da UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v21i2.8642454

Palavras-chave:

Linguagem. Educação social

Resumo

Distinguindo as noções de sujeito, indivíduo e pessoa, procuramos mostrar como a relação estabelecida pela escola, na busca do que se tem chamado ensino e transmissão do conhecimento, afeta o sujeito no imaginário social em que ele ocupa uma posição. O que resulta desse processo de sua formação como pessoa, em uma sociedade marcada pela divisão, pela diversidade: a repetição ou outras posições que vão materializar outros lugares na formação social? Assim interrogamos o que pode ser considerado como acessibilidade na conjuntura social, em que vivemos, se considerarmos a educação social, pensando também a resistência.

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Biografia do Autor

Eni Puccinelli Orlandi, Laboratório de Estudos Urbanos da UNICAMP

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na UNIVÁS (MG), professora colaboradora da pós-graduação no IEL e pesquisadora do Labeurb/Unicamp. Email: enip@uol.copm.br. Endereço: Labeurb – Laboratório de Estudos Urbanos - Nudecri/Cocen/Unicamp Caixa Postal 6166 Campinas/SP – Brasil. CEP: 13083-892

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

ORLANDI, E. P. Linguagem e educação social: a relação sujeito, indivíduo e pessoa. RUA, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 187–206, 2015. DOI: 10.20396/rua.v21i2.8642454. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8642454. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Estudos