Resumo
A censura imposta pelo governo militar produziu efeitos de subjugação sobre o povo brasileiro. Em meio a essa situação, objetivando transgredir o opressivo, destacava-se a MPB que incorporava em suas letras mensagens de insatisfação e de protesto. Assim, neste trabalho buscamos compreender as contradições produzidas a partir do discurso musical, dando visibilidade aos efeitos metafóricos pelos quais a língua funciona.Referências
BARROS, Cézar Mangolin de. A Ditadura Militar no Brasil: processos, sentidos e desdobramentos. 2007. Disponível em: Http://cesarmangolin.files.wordpress.com/2010/02/cesar-mangolin-de-barros-a-ditadura-militar-no-brasil-2011.pdf. Acesso em: 27 out. 2013.
BENNET, Roy. Uma breve história da música. Tradução: Maria Tereza Resende. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1986.
FORNAZIERI, Lígia Lopes. Ditadura militar. Historiando, Nov. 2010. Disponível em <http://historiandonanet07.wordpress.com/2010/11/15/ditadura-militar/>. Acesso em: 27 Out. de 2013.
GADET, Françoise; PÊCHEUX, Michel. A língua inatingível: o discurso na história da linguística. 2. ed. Campinas, SP: Ed. RG, 2010.
INDURSKY, Freda. A fala dos quartéis e outras vozes. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1997.
KRAUSCHE, Valter. Música popular brasileira: da cultura de roda à música de massa. São Paulo, SP: Brasiliense, 1983.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Tradução de Vera Ribeiro; revisão de Marcus André Vieira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
LENHARO, Alcir. Sacralização da política. 2. ed. Campinas, SP: Ed.Unicamp, 1986.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012.
ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012.
PÊCHEUX, Michel. 2009. Semântica e discurso. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp.
SODRÉ, Nelson Werneck. 1984. Vida e morte da ditadura: 20 anos de autoritarismo no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes.
SOUZA, Pedro. O sujeito no discurso: modulações operadas pelo drama na voz. Disponível em: http://www.academia.edu/4016382/O_sujeito_no_discurso_
modulacoes_operadas_na_voz >. Acesso em: 14 Nov. de 2014.
O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.