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Um olhar político para a educação ambiental do programa nacional de educação ambiental (ProNEA)
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Palavras-chave

Educação ambiental. Política pública de educação ambiental. Análise de discurso

Como Citar

LUCA, Andréa Quirino; LAGAZZI, Suzy Maria; SORRENTINO, Marcos. Um olhar político para a educação ambiental do programa nacional de educação ambiental (ProNEA). RUA, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 151–176, 2016. DOI: 10.20396/rua.v22i1.8646074. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8646074. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho, que se localiza no terreno da Educação Ambiental, tem como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso de linha materialista, e procura compreender a historicidade do documento da política pública de educação ambiental do Brasil, nomeado Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA -, assim como dar visibilidade aos pré-construídos e condições de produção que sustentam seu discurso. Apresentamos alguns pressupostos do referencial teórico-metodológico, o contexto da política pública, e a análise realizada. Terminamos o artigo com algumas considerações de ordem teórico-analítica, abrindo as possibilidades de reflexão com novas perguntas. Pretendemos contribuir com um melhor entendimento sobre o discurso da educação ambiental do ProNEA, dando visibilidade ao modo pelo qual o sentido de política pública se produz.

 

https://doi.org/10.20396/rua.v22i1.8646074
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