(Dé)connexion

Autores

  • Lígia Francisco Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Fotografia. Metro. Paris

Resumo

Lígia Francisco é uma fotógrafa autoral brasileira que mora na Califórnia. Sua entrada na fotografia foi lenta e gradativa. Em 2006, durante o intercâmbio estudantil na Argentina, ela levou a câmera dos pais e registrou detalhes do que lhe chamava atenção e do que suspeitava que sentiria falta ao voltar ao Brasil. Em 2008, recém-formada em Letras, estudante de Linguística, com um celular com câmera na mão e pilhas de provas para corrigir, ela descobriu a fotografia como forma de expressão. O que era uma distração se tornou aos poucos fundamental em seu cotidiano, um complemento à carreira de professora de português e espanhol. Em 2012, ao terminar o mestrado em Linguística Aplicada (Unicamp), mudou-se para os Estados Unidos e a fotografia revelou-se como linguagem necessária para (vi)ver a nova realidade. Em 2015 e 2016, ela morou em Paris, onde foi fotografada a série “(Dé)connexion”, entre outras. Em suas andanças pelo mundo, talvez a fotografia seja uma ferramenta de observação das diferentes culturas, talvez um tipo de exílio, um descanso do emaranhado de línguas que a cerca e, ao mesmo tempo, uma resistência à impermanência das coisas, das memórias e da sua própria história. Hoje, de volta aos Estados Unidos, ela dedica-se ao trabalho com as línguas, discursos e imagens. Apesar da aparente dispersão entre linguagem, literatura e fotografia, sua formação acadêmica pode ser entrevista em suas fotos: Lígia Francisco se interessa por linguagem fotográfica, identidade e diversidade; ela procura beleza no banal, com o olhar atento aos detalhes ordinários e às regularidades das práticas cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Francisco, Universidade Estadual de Campinas

Professora particular de língua espanhola, redação e português como língua estrangeira desde 2006. Revisora de texto desde 2007. Mestre em Linguística Aplicada, bacharel em Linguística pela Unicamp e licenciada em Letras pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

FRANCISCO, L. (Dé)connexion. RUA, Campinas, SP, v. 22, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647963. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Artes