Resumo
Esse artigo tem como objetivo contribuir com os estudos sobre cidade, memória e a formação de sentidos urbanos, a partir das especificidades do conceito de espaço geográfico. Enquanto materialização do espaço geográfico, a cidade carrega consigo a memória dos sucessivos sistemas de objetos e de ações, através dos quais as novidades convivem com as heranças do passado, em uma relação dialética que permite o desenvolvimento de formas inéditas de uso, ocupação e (re)significação do espaço urbano. Conclui-se que um novo tipo de planejamento pode ter a cidade como lócus, uma vez que sejam observadas as estratégias de sobrevivência e os discursos desenvolvidos pelos setores populares urbanos, já que revelam possibilidades inovadoras de ação e de apropriação da materialidade da cidade.Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ALMEIDA, Eliza P. de. A metropolização-periferização brasileira no período técnico-científico-informacional. Dissertação (mestrado), Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2000.
BACKHEUSER, Everardo. Comércio ambulante e ocupações de rua no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Geografia, v. 6, n. 1, p. 3-29, 1944.
BRAUDEL, Fernand. Gramática das Civilizações. São Paulo: M. Fontes, 1989.
CARVALHO, Delgado de. Evolução da geografia humana. Boletim Geográfico, v. 3, n. 33, p. 1163-1172, 1945.
CASTILLO, Ricardo; TOLEDO JR, Rubens; ANDRADE, Júlia. Três dimensões da solidariedade em geografia. Experimental, v. 2, p. 69-99, 1997.
DUFFIELD, Mark. Global governance and the new wars: the merging of development and security. London: Zed Books, 2001.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Biblioteca Vértice, 1990.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
HENRY, P. A história não existe? In: ORLANDI, Eni P. (Org.) Gestos de leitura, Campinas: Ed. Unicamp, 1997.
ISNARD, Hildebert. O espaço geográfico. Coimbra: Almedina, 1982.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Documentos, 1969.
LÖWY, Michael. Romper a gaiola de aço. In: A estrela da manhã: surrealismo e marxismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 7-19.
MANETTA, Alex. Tecnoesfera e psicoesfera na dinâmica dos circuitos culturais de Campinas. Monografia (Bacharelado em Geografia), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, 2003.
OLIVEIRA, M. C.; PINTO, L. G. Exclusão social e demografia: elementos para uma agenda. In: OLIVEIRA, M. C. (Org.) Demografia da exclusão social: temas e abordagens. Campinas: Editora da Unicamp/Nepo, 2001.
ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
ORLANDI, Eni P. N/O limitar da Cidade. RUA, edição especial, 7-19, 1999.
ORLANDI, Eni P. Tralhas e troços: o flagrante urbano. In: ORLANDI, Eni P.(Org.) Cidade atravessada: os sentidos públicos no espaço urbano. Campinas: Pontes, 2001a.
ORLANDI, Eni P. A desorganização cotidiana. Escritos: percursos sociais e sentidos nas cidades. v. 1, p. 3-10, 2001b.
PÊCHEUX, M. Les Vérités de la Palice. Paris: Maspero, 1975.
RIBEIRO, Ana Clara Torres. Ação e seleção social: impulsos globais em contextos metropolitanos. In: Redescobrindo o Brasil: 500 anos depois. In: CASTRO, Iná Elias de (Org.), Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.
SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
SANTOS, Milton. Por um novo planejamento urbano regional. Anais... ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 4, Salvador, 1991.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
SANTOS, Milton. Por uma economia política da cidade: o caso de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1994a.
SANTOS, Milton. Razão global, razão local. Os espaços da racionalidade. Não publicado. Palestra proferida no FESTIVAL INTERNATIONAL DE LA GEOGRAPHIE, St. Dié des Vosges, 1994b.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro-São Paulo: Record, 2000.
SARTRE, Jean-Paul. Critique de la raison dialectique: théorie des ensembles pratiques. Paris: Gallimard, 1960.
SEEMANN, Jörn. O espaço da memória e a memória do espaço: algumas reflexões sobre a visão espacial nas pesquisas sociais e históricas. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v.4, n.1, 2002.
SINGER, Paul. Economia política da urbanização: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1987.
SOJA, Edward. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
SOUZA, M. A. A. de. Cidade: lugar e geografia da existência. Anais... V SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA, 5, 1997, Salvador.
VEGA, C. A.; KRUIJT, D. Viejos y nuevos actores violentos en América Latina: temas y problemas. Foro Internacional, v. 47, n. 3, p. 485-516, 2007.
O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.