Resumo
O presente artigo lança um olhar sobre os processos de produção de vínculo nas cidades brasileiras; entendendo a cultura como modus operandi da vida comunitária nas cidades doséculo XXI. Salienta-se a importância do relato de experiências cidadãs no Brasil da atualidade diante da possibilidade do retrocesso político-cultural; assim como das políticasde cultura como estratégias capazes de inserção integral do cidadão na estrutura dasmetrópoles brasileiras, e das cidades como força geradora da vivencia cidadã a partir dassuas expressões culturais.
Referências
BARBALHO, Alexandre. Textos Nômades: política, cultura e mídia. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2008.
CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2007.
DURÁN, María-Ángeles. La Ciudad Compartida: conocimiento, afecto y uso. Santiago de Chile: Ediciones Sur, 2008.
ECO, Umberto. A viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, vol. 3. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
HILLMAN, James. Cidade e Alma. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
PAIVA, Raquel e SODRÉ, Muniz. Cidade dos artistas: cartografia da televisão e da fama no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.
PAIVA, Raquel. Novas Formas de Comunitarismo no Cenário da Visibilidade Total: acomunidade do afeto. In: Revista Matrizes, v. 6. São Paulo: USP, 2012.
PAIVA, Raquel e TUZZO, Simone (orgs.). Comunidade, mídia e cidade: possibilidadescomunitárias na cidade de hoje. Goiânia: FIC/UFG, 2014.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas. Campinas: EdUnicamp, 2008.
SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: EdUnesp, 2011.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.
VATTIMO, Gianni. Filosofia al presente. Milano, Garzanti, 1990.
O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.