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Participação, arte e vivências num território cultural
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Palavras-chave

Arquitetura e urbanismo. Aldeia de Carapicuíba. Arte. Representação e participação.

Como Citar

DOBRY, Sylvia Adriana; BOUCINHAS, Caio; PESSOA, Denise Falcão. Participação, arte e vivências num território cultural. RUA, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 139–163, 2018. DOI: 10.20396/rua.v24i1.8652512. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8652512. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A experiênciaentredocentes da “Escola Esmeralda Becker” na Aldeia de Carapicuíba, eestudantes de pós-graduação da FAU- USP em 1997, cujos objetivos foram: atingir um estudo do meio interdisciplinar, com a arte como eixo principal; reconhecer o local, moradores, cotidiano, seus sonhos;preservar recursos naturais, história,cultura, e também desenvolver um projeto participativo urbano-paisagístico. O entrelaçamento dos processos criativos e seu rebatimento na produção artística individual colaboraram para a reflexão sobreapropriação eidentidade. Expandiram- se horizontes de esperança na preservação histórica e ambiental e aimplantação do projeto – hoje com o nome de Parque Ecológico da Aldeia de Carapicuíba – pela Prefeitura, só foi possível pela participação da comunidade.

https://doi.org/10.20396/rua.v24i1.8652512
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Referências

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