Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v24i2.8653500

Palavras-chave:

Memória. Experiência. Espaço. Imagem. Narrativa.

Resumo

A experiência do deslocamento (espacial e cultural) em sua relação com a fotografia é o tema deste ensaio. O papel que a fotografia desempenha na relação entre o viajante e o lugar visitado é compreendida como mediação e como potência narrativa. Para explorar esses dois papéis, foram escolhidos dois arquétipos de viajantes fotógrafos: o correspondente de guerra e o turista. No papel de mediadora, a fotografia pode funcionar como escudo que mantém a experiência fora dos indivíduos com o sentido de proteção e distanciamento, como no caso do efeito de choque das fotografias do fotojornalista Raymond Depardon. Pode também manter a experiência fora da subjetividade no arranjo de práticas de turismo roteirizadas em escala industrial, como explorado parodicamente no ensaio Small World do fotógrafo Martin Parr. Como potência narrativa, é ressaltado o papel da fotografia de viagem nas delineações memorialísticas, em registros verbo-visuais, por práticas de compartilhamento de fotografias em âmbito pessoal e familiar e na internet e, ainda, na composição de biografias imaginárias de viajantes anônimos, por meio de jogos indiciários, no trabalho L’Hôtel, da artista Sophie Calle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Palma, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências da Comunicação USP. Docente do Departamento de Linguística Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, IEL/Unicamp.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Boungermino e Pedro de Souza. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. I: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993a. pp. 114-119.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. I: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993b. pp. 222-234.

BOURDIEU, Pierre (org.) Un art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Minuit, 1965.

CALVET, Louis-Jean. Tradição oral & tradição escrita. Tradução de Waldemar Ferreira Netto e Maressa de Freitas Vieira. São Paulo: Parábola, 2011. p.90.

CARDOSO, Sérgio. O olhar viajante (do etnólogo). In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

DEPARDON, Raymond. 100 Photos pour defendre la liberte de la presse. Paris: Reporters san frontières, 1997.

GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, 1995.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. pp. 143-180.

LES 100 Photos du Siècle. Direção:. Paris: CAPA Productions/ARTE, 1997.

LUDMER, Josefina. Aquí América latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.

PALMA, Daniela. O arquivo de Didier: autobiografia, humanitarismo e imagem em Le Photographe. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 181-204, abr. 2016.

ROSENBLUM, Naomi. A world history of photography. New York: Abbeville, 1997.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. Tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Studio Nobel: Sesc, 2001.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Como Citar

PALMA, D. Fotografia e viagem: reflexões sobre experiência, linguagem e memória. RUA, Campinas, SP, v. 24, n. 2, 2018. DOI: 10.20396/rua.v24i2.8653500. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653500. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigo