Entre o boi e o neon: identidades e identificações de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v24i2.8653700

Palavras-chave:

Boi neon. Cinema brasileiro. Identidades. Gênero. Masculinidades.

Resumo

Baseado em enunciados e teorias de autores de diversas áreas do conhecimento, este ensaio interdisciplinar propõe uma análise interpretativa do discurso do filme brasileiro Boi Neon, de Gabriel Mascaro, buscando reflexões sobre a formação das identidades das personagens da narrativa, sobretudo do ponto de vista de suas relações culturais e de gênero. As questões centrais deste artigo indagam a figura múltipla do protagonista Iremar e suas masculinidades, além de suas relações afetivas, a fim de relacioná-las à formação dos sujeitos contemporâneos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Souza Fontanini de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (LIMIAR) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui licenciatura e bacharelado (2011) em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e bacharelado (2011) em Música, pela Universidade Estadual de Campinas.

Ricardo Gaiotto de Moraes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente permanente do programa de mestrado em Linguagens, Mídia e Arte (LIMIAR), e da Faculdade de Letras, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui doutorado (2014) e mestrado em Teoria e História Literária (2007), e licenciatura e bacharelado em Letras, pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

CARVALHO, R. S. F. de; MORAES, R. G. de. Entre o boi e o neon: identidades e identificações de gênero. RUA, Campinas, SP, v. 24, n. 2, 2018. DOI: 10.20396/rua.v24i2.8653700. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653700. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigo