Banner Portal
De baixo para cima, de Eliane Costa e Gabriela Agustini
PDF

Palavras-chave

Resenha
Estudos culturais
Economia
Economia criativa.

Como Citar

SILVA, Maurício. De baixo para cima, de Eliane Costa e Gabriela Agustini. RUA, Campinas, SP, v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.20396/rua.v25i1.8654488. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8654488. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O mapeamento de práticas culturais “alternativas”, isto é, concebidas e realizadas fora do circuito cultural mais “tradicional”, além da discussão de conceitos que se vinculam, direta ou indiretamente, a esse universo, são o tema do livro sugestivamente intitulado De baixo para cima, organizado pelas pesquisadoras e agentes culturais Eliane Costa e Gabriela Agustini. Buscando apresentar reflexões e pontos de vista variados no campo dos estudos da cultura, da inovação e da economia criativa, destacando processos criativos, de engajamento e de colaboração e, portanto, invertendo a tradicional relação cultural entre seus agentes (de cima para baixo), ao propor uma relação de baixo para cima, as organizadoras propõem tratar de experiências que têm por base as ideias de compartilhamento e de construção horizontal do saber, não raras vezes dialogando com a noção de cultura periférica.

https://doi.org/10.20396/rua.v25i1.8654488
PDF

Referências

CHAUI, Marilena. Cultura e democracia. Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires, CLACSO, Año 1, No. 1: 53-76, jun. 2008.

COSTA, Eliane e AGUSTINI, Gabriela (orgs.). De baixo para cima. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2014.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.