De baixo para cima, de Eliane Costa e Gabriela Agustini

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v25i1.8654488

Palavras-chave:

Resenha, Estudos culturais, Economia, Economia criativa.

Resumo

O mapeamento de práticas culturais “alternativas”, isto é, concebidas e realizadas fora do circuito cultural mais “tradicional”, além da discussão de conceitos que se vinculam, direta ou indiretamente, a esse universo, são o tema do livro sugestivamente intitulado De baixo para cima, organizado pelas pesquisadoras e agentes culturais Eliane Costa e Gabriela Agustini. Buscando apresentar reflexões e pontos de vista variados no campo dos estudos da cultura, da inovação e da economia criativa, destacando processos criativos, de engajamento e de colaboração e, portanto, invertendo a tradicional relação cultural entre seus agentes (de cima para baixo), ao propor uma relação de baixo para cima, as organizadoras propõem tratar de experiências que têm por base as ideias de compartilhamento e de construção horizontal do saber, não raras vezes dialogando com a noção de cultura periférica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Silva, Universidade Nove de Julho

Possui doutorado e pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela USP; Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, na Universidade Nove de Julho.

Referências

CHAUI, Marilena. Cultura e democracia. Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires, CLACSO, Año 1, No. 1: 53-76, jun. 2008.

COSTA, Eliane e AGUSTINI, Gabriela (orgs.). De baixo para cima. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2014.

Downloads

Publicado

2019-01-23

Como Citar

SILVA, M. De baixo para cima, de Eliane Costa e Gabriela Agustini. RUA, Campinas, SP, v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.20396/rua.v25i1.8654488. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8654488. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Resenhas