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A ficcionalização dos espaços urbano e rural e a construção do ethos gaúcho na canção “Desgarrados”
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Palavras-chave

Semiótica discursiva
Ethos
Cancioneiro gaúch
Desgarrados.

Como Citar

CAYSER, Elisane Regina; CRESTANI , Luciana Maria. A ficcionalização dos espaços urbano e rural e a construção do ethos gaúcho na canção “Desgarrados”. RUA, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 469–488, 2019. DOI: 10.20396/rua.v25i2.8657423. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8657423. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como se constrói a representação dos espaços urbano e rural na canção “Desgarrados”, de Mário Barbará e Sérgio Napp, e depreender o ethos gaúcho atrelado a tal representação. Para tanto, utilizam-se preceitos da teoria semiótica discursiva e de estudos sobre ethos. Também contribuem as considerações de Pesavento (1989, 1993) sobre formação identitária e de Vecchi (2017) sobre a memória e a relação do sujeito com o passado. A análise aponta que as redes figurativas estabelecidas na canção e o ethos melancólico construído pelo enunciador evidenciam um desejo do gaúcho supostamente deslocado das suas origens de retomar um passado que, na realidade, jamais existiu da forma como é cantado, demonstrando, por isso, uma atração por um tempo e um lugar mais imaginados do que vividos. 

https://doi.org/10.20396/rua.v25i2.8657423
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