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Gentrificação, mídia e poder simbólico
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Palavras-chave

Gentrificação
Poder simbólico
Produção social do espaço
Cultura do consumo

Como Citar

AMARAL, João Flávio Menezes; RODRIGUES, Isadora Meneses. Gentrificação, mídia e poder simbólico: reflexões sobre o consumo do espaço urbano mercantilizado. RUA, Campinas, SP, v. 26, n. 1, 2020. DOI: 10.20396/rua.v26i1.8658744. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8658744. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O debate acerca da transformação socioespacial das cidades via processos de gentrificação pode ser enriquecido com contribuições dos estudos em comunicação e da cultura de consumo. Buscamos explicitar possibilidades de objetivar fenômenos de gentrificação a partir do estreitamento de relações entre estes campos e os estudos urbanos. Para tanto, refletimos sobre a possibilidade de diálogo entre os principais paradigmas da gentrificação, sobre a relação entre meios de comunicação e a produção social do espaço urbano mercantilizado, sobre a midiatização da experiência urbana e a fabricação de lugares e sobre a reconfiguração simbólica do espaço a partir da linguagem de exclusão e pertencimento que estrutura a cultura de consumo.

https://doi.org/10.20396/rua.v26i1.8658744
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