Banner Portal
Um corpo autêntico
PDF

Palavras-chave

Transexualidade
Corpo
Gênero
Sujeito
Resistência
Análise do discurso

Como Citar

CAVALCANTE, André; MEDEIROS, Vanise. Um corpo autêntico: reflexões acerca da transexualidade a partir de Tudo sobre minha mãe de Almodóvar. RUA, Campinas, SP, v. 26, n. 1, 2020. DOI: 10.20396/rua.v26i1.8660193. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8660193. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

A partir de uma cena prototípica (LAGAZZI, 2015) do monólogo de Agrado, em Tudo sobre minha mãe, do diretor Pedro Almodóvar, de 1999, objetivamos refletir sobre corpo, transexualidade e resistência em torno dos enunciados da personagem almodovariana que, organizando-se em torno do significante “autêntica”, dizem respeito ao corpo trans. Neste trabalho, embasados pela Análise do Discurso materialista, entendemos o corpo como um lugar de observação do sujeito, objeto de investigação e categoria teórica (LEANDRO-FERREIRA, 2015), atravessado de linguagem. Nas análises compreendemos como tais corpos podem estilhaçar o rito de interpelação ideológica do gênero, fissurando a malha social, desestabilizando evidências.

https://doi.org/10.20396/rua.v26i1.8660193
PDF

Referências

BAECQUE, Antoine. Telas – o comporo no cinema. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2009.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

BAGAGLI, Beatriz P. Periódicus, Salvador, n. 5, v. 1, Revista de estudos indisciplinares em gêneros e sexualidade, maio-out. 2016.

COURTINE, Jean-Jacques. Introdução. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2009.

GONZALES, Clarissa; MOITA-LOPES, Luis P. da. Performance narrativa multimodal de Agrado em Tudo sobre minha mãe: desarticulando a autenticidade de gênero. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 679-708, 2016.

LAGAZZI, Suzy. Paráfrases da imagem e cenas prototípicas: em torno da memória e do equívoco. In: FLORES, Giavanna G. Benedetto Flores; NECKEL, Nádia Régia Maffi; GALLO, Solange Maria leda (Org.), Análise de discurso em rede: cultura e mídia, campinas, Pontes, 2015.

LEANDRO-FERREIRA, Maria Cristina. Discurso: conceito em movimento. In: LEANDRO-FERREIRA, M. C. Oficinas de Análise do Discurso: Conceitos em Movimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, M. (1975/1978). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3. ed., Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PÊCHEUX, M. (1983). O discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

MARINHO, Muriel. (Des)conhecer. In: MILANEZ, Milton; AMARAL, Ricardo; MOURA, Ismarina. Transexualidades: o que pode o corpo? João Pessoa, PB: Marca de Fantasia, 2019.

MOIRA, Amara. (2017). Travesti ou mulher trans: tem diferença?. Disponível em: https://midianinja.org/amaramoira/travesti-ou-mulher-trans-tem-diferenca/. Acesso em: 29. 04. 2020.

MOIRA, Amara; Nery, João W.; Rocha, Marcia; Brant, Tarso. Vidas Trans. Bauru, SP: Astral Cultural, 2017.

NERY, João W. Viagem solitária: memórias de um transexual trinta anos depois. São Paulo: Leya, 2011.

NERY, João W.; MOIRA, Amara; Nery, João W.; Rocha, Marcia; Brant, Tarso. Vidas Trans. Bauru, SP: Astral Cultural, 2017.

ORLANDI, Eni. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

ORY, Pascal. “O corpo ordinário”. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar: o século XX. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2009.

STRAUSS, Fredecric. Conversas com Almodóvar. Rio de janeiro: Zahar, 2008.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.