Os cantos da Dança do Congo nos processos de identificação

o discurso encenando uma tradição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rua.v26i2.8661316

Palavras-chave:

Discurso, Cultura, Memória discursiva, ´Dança do congo

Resumo

Neste estudo, objetivamos compreender o funcionamento discursivo dos cantos da Dança do Congo em Vila Bela – MT, no modo como os versos articulam termos desconhecidos, estranhos ao sistema do português-brasileiro. Esses cantos regem uma cena festiva da cidade, mobilizando pela memória discursiva, os sentidos que a definem como uma cidade de tradição negra. Pela Análise de discurso (PÊCHEUX, 1990; ORLANDI, 2011; 2015), perguntamos sobre o modo como essas formulações significam, numa relação com o Estado Moderno, os saberes discursivos sobre a cultura local nos processos de identificação do sujeito-festeiro.

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Biografia do Autor

Weverton Ortiz Fernandes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmico de doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística – Universidade do Estado de Mato Grosso. Bolsista da agência de fomento FAPEMAT/CAPES.

Eliana de Almeida, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

FERNANDES, W. O.; ALMEIDA, E. de. Os cantos da Dança do Congo nos processos de identificação: o discurso encenando uma tradição. RUA, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 699–710, 2020. DOI: 10.20396/rua.v26i2.8661316. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8661316. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Estudos