Vidas em imagens

percepções dos espaços no bairro da Camboa

Autores

Palavras-chave:

Cotidiano, Espaços, Habitação, Camboa

Resumo

Este ensaio fotográfico é fruto da pesquisa de campo da autora no bairro da Camboa, na cidade de São Luís -MA. O bairro da Camboa encontra-se na parte central da capital e tem sua formação a partir da construção de uma fábrica de tecido no final do século XIX. Desde a sua formação, a Camboa abrigou famílias migrantes advindas de pequenas cidades e povoados maranhenses, facilitado pelo acesso do rio Anil que margeia o bairro. As características geográficas: o rio, o mar, o mangue; vão influenciar na composição espacial do bairro, assim como na sua composição social e cultural. Com a construção de conjuntos habitacionais, avenidas, praças, o bairro da Camboa passou por um processo de reurbanização de sua área, o que nos leva a pensar nas adaptações de pequenas economias, sociabilidades e modos de vida presentes naquele espaço. Os modos de vida de muitos moradores da Camboa também tiveram rearranjos, como os pequenos comércios e os jardins improvisados em apartamentos térreos, aulas de reforço no pequeno espaço da sala, são pequenos improvisos na arquitetura doméstica, aquilo que Cavalcanti (2007) denomina de uma “imaginação construtiva”. Muitos moradores da Camboa também possuem uma relação estreita com o mar, meio de sobrevivência de muitos pescadores, local de lazer de muitas famílias. Isso é perceptível nas imagens que mostram esses traços, na feitura de uma rede de pesca, na confecção dos barcos no pequeno porto, na canoa (casco) deixada na área de um conjunto habitacional. Tais elementos se conflituam e ao mesmo tempo se transmutam em uma nova paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maysa Mayara Costa de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Ciências Sociais no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

CAVALCANTI, Mariana. Of shacks, houses, and fortresses: an ethnography of favela consolidation in Rio de Janeiro. Tese de doutorado, Chicago, University of Chicago. 2007.

BURNETT, Frederico Lago; SILVA, Joana Barbosa Vieira da. O espaço da ciência e da técnica na urbanização de assentamentos precários: uma análise da Gestão do Pac Rio Anil em São Luís, Maranhão. Seminário URBFAVELAS, São Bernardo do Campo-SP. 2014.

CARDOSO, Maria Suely Dias. Só vivo da pesca: estratégias de reprodução de famílias camponesas no meio urbano – entre Alcântara e São Luís, Maranhão Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Maranhão. São Luís, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

OLIVEIRA, M. M. C. de. Vidas em imagens: percepções dos espaços no bairro da Camboa. RUA, Campinas, SP, v. 27, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8666237. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artes