Resumo
Ao lançar olhares oblíquos sob materialidades linguísticas que têm (re)circulado em nossa sociedade a respeito da mulher, é possível dizer o quanto suas espessuras trazem enunciados atravessados por (inter)discursos e o quanto a emergência destes tornam-se um testemunho que possibilita (trans)formar perfis identitários, bem como (des)legitimar as representações (históricas) dos sujeitos em uma determinada cultura. Partindo desse pressuposto, tem-se por objetivo problematizar, mediante recortes discursivos, possíveis efeitos de sentidos em relação à representação da mulher, de etnia indígena, e a constituição de uma subjetividade fronteriza, a partir do texto da obra “Pelas Mulheres indígenas” – idealizada pela ONG Thydêwá em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, publicada no ano de 2015.
Referências
ORLANDI, E. Discurso e leitura. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.
ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2008.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Orlandi et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 6.ed. Campinas: Pontes, 2012.
POSSENTI, S. Observações sobre interdiscurso. Revista Letras, Curitiba: Editora UFPR, n. 61, especial, p. 253-269, 1988.
POTIGUARA, E. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global, 2004.
ROUDINESCO, E. Filósofos na tormenta. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
SOUSA-SANTOS, B. de. Os direitos humanos na zona de contato entre globalizações rivais, Cronos, v. 8, n.1, p. 23-40, 2007.
SOUSA-SANTOS, B. de. Direitos humanos: o desafio da interculturalidade. Revista Direitos Humanos, v.2, p. 10-18, 2008.
SOUSA-SANTOS, B. de. Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SOUSA-SANTOS, B. de; MENEZES, M, P. (Orgs.). Epistemologias do sul. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2010. p. 23-72.
SOUSA-SANTOS, B. de. O direito dos oprimidos: sociologia crítica do direito, parte 1. São Paulo: Cortez, 2014.
SOUSA-SANTOS, B. de. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SOUZA, J. Subcidadania brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro : LeYa, 2018.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 RUA