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O Recife mal-assombrado
Uma mulher no palco
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Palavras-chave

Efeitos de sentidos
Memória discursiva
Paráfrase
Polissemia
Turismo obscuro
Recife

Como Citar

SILVA, Dalexon Sérgio da. O Recife mal-assombrado: imagens que (se)dizem da cidade entre memória, paráfrase e polissemia. RUA, Campinas, SP, v. 29, n. 1, p. 53–70, 2023. DOI: 10.20396/rua.v29i1.8670784. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8670784. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

Este trabalho promove um gesto de leitura e interpretação, por meio da análise discursiva de duas imagens de terror, extraídas do site Catamaran, que (se)dizem sobre o Recife mal-assombrado. Nelas vemos a encenação feita de lendas urbanas, num passeio turístico de Catamaran, sobre as águas do Rio Capibaribe, que cortam as ruas do centro da cidade e, entre memória, paráfrase e polissemia, apresentam a Veneza Brasileira como a cidade mais assombrada do Brasil. Assim, tomando essas imagens como materialidades discursivas, por meio da Análise Materialista do Discurso de vertente pecheuxtiana, este artigo analisa os deslocamentos de sentidos e seus efeitos produzidos na circulação delas, bem como, o modo como (se)dizem saberes discursivos a partir dessas imagens, que trazem já-ditos e funcionamentos constitutivos na exterioridade pela historicidade, inscritos numa rede de memórias, na relação sempre constitutiva entre paráfrase e polissemia. Nesse entremeio, este artigo traz como principal contribuição mostrar o funcionamento discursivo da capital pernambucana, dita de outro modo, no Dark Tourism.

https://doi.org/10.20396/rua.v29i1.8670784
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Referências

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