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Hiper(in)visibilidade e populismo urbano-midiático em São Paulo
Imagem de um prédio arquitetônico na cor azul com árvores em frente
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Palavras-chave

Semiótica
Comunicação
Cidades Globais
São Paulo
Visibilidade
Populismo

Como Citar

DEMURU, Paolo. Hiper(in)visibilidade e populismo urbano-midiático em São Paulo: uma abordagem sociossemiótica. RUA, Campinas, SP, v. 29, n. 1, p. 145–169, 2023. DOI: 10.20396/rua.v29i1.8673960. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8673960. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

O artigo aborda as estratégias semiopolíticas por meio das quais se articula, hoje, em São Paulo, a relação entre poder e visibilidade. Com base no arcabouço teórico-metodológico da semiótica greimasiana e pós-greimasiana, defendem-se as seguintes teses: (i) São Paulo é caracterizada por uma verdadeira hipertrofia da visão, que se manifesta, ao mesmo tempo, sob o perfil arquitetônico-urbanístico e midiático; (ii) em São Paulo, o poder é hipervisível e transparente (iii); tal florilégio de imagens, olhares e perspectivas produz vastas áreas de invisibilidade topológica, midiática e social; (iv) o regime de visibilidade que impera na capital paulista é um regime de visibilidade populista.

https://doi.org/10.20396/rua.v29i1.8673960
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