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A COVID-19 como acontecimento discursivo
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Palavras-chave

Covid-19
Acontecimento discursivo
Discurso digital

Como Citar

OLIVEIRA, Lucinéia; CORTES, Gerenice. A COVID-19 como acontecimento discursivo: um “carnaval” de sentidos nas mídias digitais. RUA, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 493–512, 2023. DOI: 10.20396/rua.v29i2.8675155. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8675155. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A Covid-19 gerou produção e circulação de muitas notícias nas mídias, fato que também instaurou, segundo a OMS, a infordemia. Inquietações sobre esses discursos motivaram esta pesquisa, que objetiva analisar a Covid-19 como acontecimento discursivo, considerando os confrontos de sentidos e de sujeitos nas mídias digitais. O corpus foi constituído a partir de recortes de publicações do primeiro caso confirmado no Brasil, do Ministério da Saúde, Uol e G1. O estudo respalda-se teoricamente na Análise de Discurso pecheuxtiana, em cotejo com estudos do discurso digital. Resultados apontam que a Covid-19 se constitui um acontecimento discursivo, pois atualiza a memória de outras pandemias e instaura um jogo metafórico de circulações-confronto nas mídias, com efeitos parafrásticos e polissêmicos.

https://doi.org/10.20396/rua.v29i2.8675155
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