Banner Portal
Espaços urbanos como arenas de (trans)formações identitárias na literatura contemporânea
PDF

Palavras-chave

Cidade. Identidade. Los Angeles. Sujeito Pós-moderno. Sam Shepard

Como Citar

SOBREIRA, Ricardo. Espaços urbanos como arenas de (trans)formações identitárias na literatura contemporânea. RUA, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 104–128, 2015. DOI: 10.20396/rua.v20i1.8637543. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8637543. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do artigo é demonstrar, por meio da análise do conto “Coalinga 1/2 Way”, do autor americano Sam Shepard (2002), como a metrópole pós-moderna (SOJA, 1989, 1995; DAVIS, 1992; WIDMER, 1998) constitui um lócus de (trans) formação e deformação da identidade. A partir de uma revisão de teorias sobre formação de subjetividades (HALL, 1987, 1992; RINCÓN, 1995; BAUMAN, 2004), empreendemos uma análise do artefato literário em vinculação com o espaço urbano da cidade de Los Angeles, Califórnia.

https://doi.org/10.20396/rua.v20i1.8637543
PDF

Referências

ARONOWITZ, Stanley. 1995. Reflections on Identity. In: RAJCHMAN, John (Ed.) The Identity in Question. New York and London: Routledge, p.111-127.

AUSLANDER, Philip. 2004. Postmodernism and Performance. In: CONNOR, Steven (Ed.) The Cambridge Companion to Postmodernism. Cambridge: Cambridge University Press, p.97-115.

BAUDELAIRE, Charles. 2007. Pequenos poemas em prosa (O spleen de Paris). Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Hedra.

BAUDRILLARD, Jean. 1999. America. 10th ed. Trans. Chris Turner. New York: Verso.

BAUDRILLARD, Jean. 1993. The Evil Demon of Images and The Precession of Simulacra. In: DOCHERTY, Thomas (Ed.). Postmodernism: A Reader. New York: Columbia University Press, p.194-199.

BAUMAN, Zygmunt. 2004. Identity. Cambridge: Polity.

BYERS, Thomas B. 1995. Terminating the Postmodern: Masculinity and Pomophobia. Modern Fiction Studies, v. 41, n. 1, p.5-33, Spr.

CLUM, John M. 2002. The Classic Western and Sam Shepard's Family Sagas. In: ROUDANÉ, Matthew (Ed.). The Cambridge Companion to Sam Shepard. Cambridge: Cambridge University Press, p.171-188.

COHN, Ruby. 1988. Twentieth-Century Drama. In: ELLIOTT, Emory (Ed.). Columbia Literary History of the United States. New York: Columbia University Press, p. 1101-1125.

DAVIS, Mike. 1992. City of Quartz: Excavating the Future in Los Angeles. New York: Vintage.

DEMASTES, William W. 1987. Understanding Sam Shepard’s Realism. Comparative Drama, v. 21, n. 3, p.229-248, Fall.

DEROSE, David J. 1992. Sam Shepard. New York: Twayne.

DOCHERTY, Thomas (Ed.). 1993. Postmodernism: A Reader. New York: Columbia University Press.

ELIOT, T. S. 2004. A terra desolada / The Waste Land. In: ______. Obra completa, v.I. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Arx, p.137-173.

GÖRMEZ, Aydin. 2007. Man, Woman, Violence and Sam Shepard. Tiyatro Araştırmaları Dergisi, v.24. Ankara, Türkiye, p.125-143.

GRAY, Richard. 2001. A Brief History of American Literature. Oxford: Wiley-Blackwell.

GREGSON, Ian. 2004. Postmodern Literature. London: Arnold/Oxford.

HALL, Ann C. Sam Shepard's Nondramatic Works. 2002. In: ROUDANÉ, Matthew (Ed.). The Cambridge Companion to Sam Shepard. Cambridge: Cambridge University Press, p.247-256.

HALL, Stuart. 1992. The Question of Cultural Identity. In: HALL, Stuart; HELD,

David; McGREW, Tony (Eds.). Modernity and its Futures. Cambridge: Polity, p.273-316.

David; McGREW, Tony. Minimal Selves. 1987. In: APPIGNANESI, Lisa (Ed.). The Real Me: Post-modernism and the Question of Identity. ICA Documents 6. London: The Institute of Contemporary Arts, p.44-46.

JAMES, Caryn. 2002. Cast Adrift. Rev. Great Dream of Heaven by Sam Shepard. The New York Times Book Review. New York, 03 Nov 2002. Section 7, Column 3, p.30.

JAMESON, Fredric. 2006. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. 2.ed. Tradução de Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática.

JAMESON, Fredric. 1986. Third-World Literature in the Era of Multinational Capitalism. Social Text, v.l, n.15, p.65-88.

KING, Kimball. Introduction. 1988. In: KING, Kimball(Ed.). Sam Shepard: A Casebook. New York and London: Garland, p.ix-xviii.

LOCKE, John. 1953. An Essay Concerning Human Understanding. Vol 1. New York: Dover Publications.

LYOTARD, Jean-François. 1993. Answering the Question: What Is Postmodernism? In: DOCHERTY, Thomas (Ed.). Postmodernism: A Reader. New York: Columbia University Press, 1993, p.38-46.

LYOTARD, Jean-François. 1988 [1979]. O pós-moderno. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. 3.ed. Rio de Janeiro: José Olympio.

McDONOUGH, Carla J. 2002. Patriarchal Pathology from The Holy Ghostly to Silent Tongue. In: ROUDANÉ, Matthew (Ed). The Cambridge Companion to Sam Shepard. Cambridge: Cambridge University Press, p.154-170.

McGHEE, Jim. 1993. True Lies: The Architecture of the Fantastic in the Plays of Sam Shepard. New York: Peter Lang.

MURPHY, Brenda. 2002. Shepard Writes About Writing. In: ROUDANÉ, Matthew (Ed.). The Cambridge Companion to Sam Shepard. Cambridge: Cambridge University Press, p. 123-138.

RINCÓN, Carlos. 1995. La no simultaneidad de lo simultaneo: Postmodernidad, globalización y culturas en América Latina. 2.ed. Bogotá: Universidad Nacional.

ROUDANÉ, Matthew. 2002. The Cambridge Companion to Sam Shepard. Cambridge: Cambridge University Press.

SANTOS, Boaventura de Souza. 2000. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7. ed. São Paulo: Cortez.

SHAKESPEARE, William. 2006. The Complete Works of William Shakespeare. London: Geddes & Grosset.

SHEPARD, Sam. 2006. Fool For Love and Other Plays. New York: Dial Press.

SHEPARD, Sam. 2005. Seven Plays. New York: Dial Press.

SHEPARD, Sam. 2003. Grande sonho do céu. Tradução de Sérgio Viotti. São Paulo: Arx.

SHEPARD, Sam. 2002. Great Dream of Heaven. New York: Knopf.

SHEPARD, Sam. 1996. Simpatico. New York: Vintage.

SHEPARD, Sam. 1982. Motel Chronicles. With Photographs by Johnny Dark. San Francisco: City Lights, 1982.

SHEWEY, Don. 1997. Sam Shepard. Updated Edition. New York: Da Capo Press.

SIEGEL, Mark. 1982. Holy Ghosts: The Mythic Cowboy in the Plays of Sam Shepard. Rocky Mountain Review of Language and Literature, v. 36, n. 4, p.235-246.

SILVA, Tomás Tadeu da. 2005 [2000]. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomás Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p.73-102.

SMITH, Philip. 2001. Cultural Theory: An Introduction. Oxford: Blackwell.

SOJA, Edward W. 1995. Postmodern Urbanization: the Six Restructurings of Los Angeles. In: WATSON, Sophie; GIBSON, Katherine (Eds.). Postmodern Cities and Spaces. Oxford: Blackwell, p.125-137.

SOJA, Edward W. 1989. Taking Los Angeles Apart. In: SOJA, Edward W. Postmodern Geographies: The Reassertion of Space in Critical Social Theory. London: Verso, p.222-248.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.