Banner Portal
A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação
PDF

Palavras-chave

Análise do discurso. Estudo da imagem. Linguagem verbal e não-verbal.

Como Citar

SOUZA, Tania Conceição Clemente de. A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. RUA, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 65–94, 2015. DOI: 10.20396/rua.v7i1.8640721. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640721. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Desenvolver, no âmbito da análise (escola francesa), perspectivas voltadas ao estudo da imagem (filmica, fotográfica, artística, gráfica, publicitária, etc) em sua materialidade, no caso, o não verbal. Discutir a questão relativa à materialidade da linguagem (verbal e não-verbal), visando à formulação de um campo novo de descrição e análise do não-verbal, aquele que não vai pressupor, em primeira instância, o repasse do não-verbal pelo verbal. Descartando-se, assim, pressupostos ouros como os oriundos da Linguística e da Semiologia no estudo da imagem, formula-se o conceito de policromia, base de análise da imagem.
https://doi.org/10.20396/rua.v7i1.8640721
PDF

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.