Banner Portal
A urbanização de Campinas/SP e a produção de informação nas maiores ocupações da cidade
PDF

Palavras-chave

Urbanização corporativa. Informação. Saber local. Densidade comunicacional. Ocupações urbanas. Campinas/SP

Como Citar

RIZZATTI, Helena. A urbanização de Campinas/SP e a produção de informação nas maiores ocupações da cidade. RUA, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 221–245, 2015. DOI: 10.20396/rua.v21i2.8642464. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8642464. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a urbanização corporativa de Campinas/SP no período contemporâneo através da análise da produção de informação, variável-chave na atualidade, do saber local e da densidade comunicacional. Para tal, analisamos a produção de informações descendentes, através das notícias do jornal local Correio Popular, sobre a maior ocupação urbana da cidade: a região do Jardim Campo Belo. Debatemos ainda a produção de informações ascendentes, produzidas no lugar e sobre o lugar, que ocorrem naquela ocupação e na região do Parque Oziel. Tratam-se das duas maiores ocupações de terras urbanas instaladas na cidade. Buscamos, assim, auxiliar na compreensão das periferias pobres urbanas brasileiras em meio ao processo de globalização
https://doi.org/10.20396/rua.v21i2.8642464
PDF

Referências

ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003.

ALVES, Cristiano Nunes. O circuito sonoro: radiodifusão FM e produção fonográfica em Campinas-SP. 2008. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociência, Unicamp, Campinas, 2008.

ALVES, Cristiano Nunes. Densidade comunicativa e a música nos lugares: o circuito sonoro de Recife. XVI Encontro Nacional de Geógrafos, Porto Alegre, 2010. (pp. 09)

ALVES, Cristiano Nunes. Os circuitos e as cenas da música na cidade de Recife: o lugar e a errância sonora. 2014. Tese (Doutorado). – Departamento de Geografia, Instituto de Geociência,

UNICAMP, Campinas, 2014.

CAPPA, Josmar. Campinas e Viracopos: uma requalificação da metrópole no século XXI. In: SOUZA, M. A. A. (org). A Metrópole e o Futuro: Refletindo sobre Campinas. Campinas: Territorial, 2008. (pp. 157-178)

CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1987.

DANTAS, Marcos. Informação e trabalho no capitalismo contemporâneo. Lua Nova, n.º60, 2003.

FONSECA, Helena Rizzatti Fonseca. Produção e difusão de informações na cidade de Campinas-SP: um estudo da região do Jardim Campo Belo. 2011. Monografia (Graduação). – Departamento de Geografia, Instituto de Geociência, UNICAMP, Campinas, 2011.

GARDINI, André. O território, os meios de comunicação e a produção de informações: a Rede Anhanguera de Comunicação na Região Metropolitana de Campinas. Monografia (Graduação). – Departamento de Geografia, Instituto de Geociência, Unicamp, Campinas,2006.

GONÇALVES, Maria E. Direito da informação. Coimbra: Livraria Almedina, 1994.

GORZ, André. O Imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.

JACOBI, Pedro. Exclusão urbana e lutas pelo direito à moradia. Espaço & Debates, NERU: Cortez, nº 7, p. 53-69, out./dez., 1982.

LEFEBVRE, Henri. Estrutura social: a reprodução das relações sociais. In.: FORRACHIO, M. M. & MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. São Paulo: Livros técnicos e científicos, 1980.

LOJKINE, Jean. A revolução informacional. São Paulo: Cortez, 1995.

LUZ, Dioclécio. Trilha apaixonada e bem-humorada do que é e de como fazer rádios comunitárias, na intenção de mudar o mundo. Brasília, s.n., 2001.

MATTELARD, Armand. Sociedade do conhecimento e controle da informação e da comunicação. In.: Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, V, 2005, Salvador, Conferência conferida ao Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, Salvador, s.n., 2005.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

RIBEIRO, Ana Clara Torres. Lugares dos saberes: diálogos abertos. In.: BRANDÃO, M. Milton Santos e o Brasil. Território, lugares e saberes. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

RIZZATTI, Helena. O recente processo de urbanização da cidade de Campinas-SP (1990-2014): as ocupações urbanas – um estudo dos usos do território na Região Sul. 2014. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociência, Unicamp, Campinas, 2014.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. (Tese de Doutorado). São Paulo: Editora Contexto, 1988.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

RODRIGUES, Arlete Moysés. O território e o saber local: algumas características de análise. Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro, Ano XIII, n.º 2, p.15-26, 1999.

RODRIGUES, Arlete Moysés. O espaço do cidadão. 5a ed. São Paulo: Nobel, 2000a [1987].

RODRIGUES, Arlete Moysés. Por uma outra globalização: do pensando único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000b.

RODRIGUES, Arlete Moysés. A urbanização brasileira. 5ª Ed. São Paulo: Hucitec, 2008 [1993].

SANTOS, Milton & SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001.

SANTOS, Regina Célia Bega dos. Campinas como pólo tecnológico na reestruturação do espaço urbano regional. In: CARLOS, A. F. A.; LEMOS, A. I. G. (Org.). Dilemas Urbanos: Novas Abordagens sobre as Cidades. São Paulo: Editora Contexto, 2000. p. 204-211.

SILVA, Adriana M. Bernardes. A contemporaneidade de São Paulo. Produção de informações e reorganização do território brasileiro. 2001. Tese (Doutorado) – Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia Ciência, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2001.

SILVA, Adriana M. Bernardes. As grandes cidades e o período popular da história. In: SILVA, Maria Auxiliadora, et al. (orgs.) ENCONTRO COM O PENSAMENTO DE MILTON SANTOS, III, 2005, Salvador, O lugar fundamentando o período popular Helena Rizzatti

SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura. São Paulo: Vozes, 1996.

SOUZA, Maria Adélia de (org). A Metrópole e o Futuro: Refletindo sobre Campinas. Campinas-SP: Territorial, 2008.

SOUZA, Marcelo Lopes de. A prisão e a ágora: reflexões em torno da democratização do planejamento e da gestão das cidades. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. Documentos

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Aglomerados

Subnormais. Primeiros Resultados. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Censo Demográfico. 2010. Rio de Janeiro, 2011. (p. 1-259)

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.