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Som tridimensional para deficientes visuais
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Palavras-chave

Deficientes visuais
Som tridimensional
Arte sonora
Interatividade
Mobilidade.

Como Citar

MELLO, Adriane Cristine Kirst Andere de; VIEIRA, Milton Luiz Horn; NASSAR, Victor. Som tridimensional para deficientes visuais: interação na arte e no videogame. RUA, Campinas, SP, v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.20396/rua.v25i1.8655724. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8655724. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo são apresentadas algumas discussões teóricas que embasam uma das pesquisas em desenvolvimento no designlab/UFSC. O objetivo principal é investigar a construção, de um dispositivo sonoro que facilite na localização e locomoção de deficientes visuais. Parte-se da tridimensionalidade sonora e de seus princípios históricos nas vanguardas artísticas, bem como, alguns seus desdobramentos na arte contemporânea. Na pesquisa são relacionados estudos a respeito do desenvolvimento social e multissensorial do público alvo, com Vygostsky (1997) e (2002) e experiências da arte sonora, a partir de Luigi Russolo (1992) e (1996), John Cage (1985) e (2007) e R. Murray Schafer (1991) e (2001). Por fim, são introduzidos procedimentos técnicos necessários para a construção do protótipo.

https://doi.org/10.20396/rua.v25i1.8655724
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Referências

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