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O silenciamento do "negro" na auto-identificação étnica: um estudo com adolescentes de duas escolas públicas paulistanas
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Palavras-chave

Negros. Auto-identificação étnica

Como Citar

NIEMEYER, Ana Maria de. O silenciamento do "negro" na auto-identificação étnica: um estudo com adolescentes de duas escolas públicas paulistanas. RUA, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 43–72, 2015. DOI: 10.20396/rua.v8i1.8640733. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640733. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de uma análise das razões pelas quais um número significativo de alunos negros, de duas escolas públicas da periferia de São Paulo/SP, não apenas se autodenominam 'morenos' como são assim designados por seus colegas brancos. Para compreender este fenômeno, estudou-se de um lado o imaginário destes alunos acerca dos "negros" e, de outro lado, como este imaginário, ao longo da história, se reproduz e é produzido. Examinam-se aqui quadrinhos racistas, destinados ás crianças italianas, produzidos durante o período fascista italianon (publicados por IL Balila entre 1936 e 1939).

Este artigo é dedicado à Aracy Lopes da Silva - em memória -, amiga querida que incentivou e acompanhou este estudo desde seu início.

https://doi.org/10.20396/rua.v8i1.8640733
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