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Arquitetura e educação do corpo: notas indiciais
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Palavras-chave

Arquitetura. Corpo humano

Como Citar

SOARES, Carmen Lúcia; ZARANKIN, Andrés. Arquitetura e educação do corpo: notas indiciais. RUA, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 23–35, 2015. DOI: 10.20396/rua.v10i1.8640763. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640763. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O corpo, em sua materialidade, pode ser trazido à cena como possibilidade para se pensar a vida humana e toda a complexidade de suas interações. Circuncrito em quadros relacionais bem precisos, é capaz de esclarecer um mundo (Vigarello, 2003, p. 4). Território construído por liberdades e interdições, é revelador de sociedades inteiroas, o corpo pode ser tomado como síntese visível da inegável inter-relação entre natureza e cultura. Seus múltiplos sentidos, assim, pedem múltiplos olhares para que dele se fale. O corpo, portanto, é também expressão do traço esculpido na pedra, no concreto, nos grãos de areia, contém esta memória e é, também, memória. Sua educação dá-se na relação com a materialidade do mundo. As implicações disso são claras quando se trata de pensar no papel da arqueitetura nesta educação.
https://doi.org/10.20396/rua.v10i1.8640763
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