Banner Portal
Atividade comercial na Zona Norte de Natal: análise das ruas de comércio tradicional
PDF

Palavras-chave

Comércio tradicional. Ruas de comércio. Zona norte (Natal/RN)

Como Citar

GOMES, Rita de Cássia da Conceição; COSTA, Soneide Moura da; COSTA, Joabio Alekson Cortez. Atividade comercial na Zona Norte de Natal: análise das ruas de comércio tradicional. RUA, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 265–284, 2015. DOI: 10.20396/rua.v21i2.8642468. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8642468. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo objetiva analisar as ruas de comércio nas ruas Pompéia, Chegança e Boa Sorte, localizadas na Zona Norte de Natal, Rio Grande do Norte (RN), enquanto constituintes de um novo momento na dinâmica urbana da cidade do Natal, e seu desdobramento na Zona Norte. Os procedimentos metodológicos compreenderam levantamento bibliográfico e pesquisa de campo no objeto em questão. As ruas de comércio em tela representam um padrão de atividade comercial de segmento popular classificado como comércio tradicional. A atividade comercial nesses espaços dinamiza a economia urbana da Zona Norte, e permite a reprodução do capital, ao mesmo tempo em que incorpora elementos do cotidiano local
https://doi.org/10.20396/rua.v21i2.8642468
PDF

Referências

ARAÚJO, Josélia Carvalho de. Outra Leitura do "Outro Lado": o espaço da Zona Norte em questão. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-graduação em Geografia. Natal, 2004.

BARRETA, J. Fazer acontecer a regeneração urbana: o comércio de proximidade. Disponível em: http://cidadanialxamb.tripod.com/CIP_Comercio_de_Proximidade.pdf.

Acesso em: set. 2014

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço-tempo na metrópole: a fragmentação da vida cotidiana. Contexto, São Paulo, 2001.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. Edição eletrônica. LABUR, São Paulo, 2007

COSTA, Ademir Araújo da. A verticalização e as transformações do espaço urbano de Natal-RN. (Tese de Doutorado). UFRJ. Instituto de Geociências. Programa de PósGRaduação em Geografia. Rio de Janeiro, 2000. 352f.

DINIZ, L.D.S. Pequeno comércio e crescimento urbano: as bodegas e a formação dos bairros populares campinenses. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2007.

FURTADO, Edna Maria. A onda do turismo na cidade do sol: a reconfiguração urbana de Natal. Tese (Doutorado). Natal: UFRN, CCHLA, Programa de PósGraduação em Ciências Sociais, 2005.

GOMES, Rita de Cássia da Conceição; SILVA, Anieres Barbosa da; SILVA, Valdenildo Pedro da. Dinâmica e espacialidade do setor terciário na Cidade do Natal (RN). Sociedade e Território. Natal, v.14, n.1, 2000.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

PAULA, Joseara Lima de. A dinâmica territorial do comércio varejista moderno da zona norte de Natal/RN. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-graduação em Geografia. Natal, 2010

PINTAUDI, Silvana Maria. A cidade e as formas do comércio. IN CARLOS, Ana Fani Alessandri; DAMIANI, Amélia Luisa; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de, CONTI, José Bueno; ROSS, Jurandy Luciano Sanches, COLTRINARI, Lylian; PONTUSCA, Nídia Nacib, LENCIONI, Sandra, PINTAUDI, Silvana Maria (Orgs.). Novos caminhos da geografia, Contexto, São Paulo, 1999.

QUEIROZ, Thiago Augusto Nogueira de. A Produção do espaço urbano de Natal/RN: Algumas considerações sobre as políticas públicas. Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 4, p.2-16, jul. 2010.

SALGUEIRO, Teresa Barata. Do comércio à distribuição: roteiro de uma mudança. Oeiras: Celta Editora, 1996.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

O periódico RUA utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.