Banner Portal
Era um negócio artesanal e a gente tinha gosto de fazer: Entrevista com Sergio Miceli
PDF

Palavras-chave

Negócio artesanal. Sérgio Miceli. Socialização acadêmica.

Como Citar

SILVA FILHO, João Paulo Lima e. Era um negócio artesanal e a gente tinha gosto de fazer: Entrevista com Sergio Miceli. Remate de Males, Campinas, SP, v. 36, n. 2, p. 481–502, 2016. DOI: 10.20396/remate.v36i2.8647921. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8647921. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Entrevista com o sociólogo Ségio Miceli. Aposta na tese de que há um diálogo a ser ampliado entre a sociologia dos intelectuais defendida e praticada pelo sociólogo uspiano e disciplinas como a crítica e a teoria literárias. A abordagem, preocupada e comprometida com o tipo de centralidade do trabalho empírico por ele defendido, pressupõe um ambiente de debates no qual possa ser avaliado o alcance e o limite desse modus operandi no contexto desses diálogos latentes.

Diferente de como se apresentam outras entrevistas que ele já respondeu, a arquitetura desta orienta-se a partir de uma gama de preocupações e recursos próprios à sociologia que auxiliam na construção de conteúdo sensível desde a fala de Miceli: a distinção entre sociabilidade e socialização. A sociabilidade sendo entendida para fins da entrevista como perguntas que dessem conta das preocupações com a manutenção de capital social das relações entre os intelectuais e a socialização como processo de incorporação dos saberes específicos ligados ao metier

https://doi.org/10.20396/remate.v36i2.8647921
PDF

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.