Notícias

  • ECOCRÍTICA(S). Literatura e Colapso Ambiental

    2021-09-21

    A ecocrítica se destaca entre os mais recentes desdobramentos nos estudos literários contemporâneos, sobretudo no campo da literatura comparada, da reflexão pós-colonial e do debate sobre literatura-mundial; trata-se, no entanto, de uma perspectiva teórica e analítica ainda pouco desenvolvida no Brasil, especialmente no que tange à teoria e à crítica literárias.

    Saiba mais sobre ECOCRÍTICA(S). Literatura e Colapso Ambiental
  • Dossiê: “O último Baudelaire”: 200 anos de nascimento do poeta

    2021-06-21

    Como definir o “último Baudelaire”? O último período da vida de Baudelaire começaria com os Paraísos Artificiais? Ou com a estada do poeta na Bélgica, na primavera de 1864?

    Os últimos anos da vida de Baudelaire coincidem com a afirmação de um Baudelaire polemista, que já se mostrava em seus primeiros artigos de crítica literária. Projéteis, Meu coração desnudado, La Belgique déshabillée (Pobre Bélgica) e outros textos mais breves, como o projeto de carta para Jules Janin, estão atravessados por um sopro vingativo: Baudelaire reage vigorosamente nesses textos contra o que considera como aberrações filosóficas e estéticas. Desenvolve uma eloquência incisiva, provocante e hiperbólica.

    Saiba mais sobre Dossiê: “O último Baudelaire”: 200 anos de nascimento do poeta
  • Literatura e Estética, Hoje

    2020-06-04

    A estética de Adorno foi considerada uma tentativa radical de construir una teoria clássica da obra de arte, e por decorrência da literatura. Considerava o produto artístico como um enigma sem solução, e a sua ideia da obra como esperança diante da opressão social podem hoje parecer resíduos de uma época e de uma forma de pensamento superadas. Estão nesta mesma posição tantos outros pensadores da literatura e da arte, como Walter Benjamin, Georg Lukács, por exemplo.

    Saiba mais sobre Literatura e Estética, Hoje