Banner Portal
Apresentação
PDF

Palavras-chave

Literatura e sociedade. Dossiê.

Como Citar

MELO, Alfredo. Apresentação. Remate de Males, Campinas, SP, v. 36, n. 2, p. 341–342, 2016. DOI: 10.20396/remate.v36i2.8647981. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8647981. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Remate de Males pretende, neste dossiê, revisitar um tema que gera inúmeros debates na crítica literária brasileira: a relação entre literatura e sociedade. Para muitos, vincular a literatura às demandas mundanas da sociedade (o mercado, o capitalismo, as dinâmicas de classe social, as violências fundantes de contratos sociais, etc) seria um modo de limitar seu potencial universalizante. Afinal, pode-se ler e ter apreço por Dostoievski sem conhecer a estrutura social da Rússia czarista; admirar a prosa machadiana sem ter familiaridade com os dilemas ideológicos do Brasil escravista e deleitar-se com o Don Quijote de Miguel de Cervantes sem ater-se às complexidades da sociedade estamental espanhola do século XVII. Não podemos duvidar que livros podem ser lidos e apreciados fora do seu contexto histórico-sociológico original. Tal truísmo, no entanto, não pode servir de justificativa anti-intelectualista para impedir uma compreensão mais nuançada do fator estruturante das relações sociais nas obras literárias, seja no seu contexto original, seja nos variados momentos de sua recepção.

https://doi.org/10.20396/remate.v36i2.8647981
PDF

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.